Graus Académicos

No Técnico, são atribuídos os seguintes graus do ensino superior, regulamentados no seguimento do Processo de Bolonha, implementado pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, após a conclusão do respetivo ciclo de estudos:

Ciclo de Estudos Grau Créditos ECTS Quadro Europeu de Qualificações
Licenciatura ou 1.º ciclo de Mestrado Integrado Licenciado 180 nível 6
Mestrado ou 2.º ciclo de Mestrado Integrado Mestre 120 nível 7
Doutoramento (3.º ciclo) Doutor 180 a 240 nível 8

A atribuição de graus académicos é feita pelo Técnico, com certificação da Reitoria da Universidade de Lisboa, após terminado o processo de registo académico, ou seja, o lançamento de notas no sistema Fénix e homologação de pautas das classificações da totalidade de unidades curriculares do curso de cada estudante.

Documentos comprovativos

Após a conclusão de um ciclo de estudos, poderá ser pedido o apuramento do curso (confirmação de todas as notas e encerramento do ciclo), bem como os documentos que o comprovam.

  1. Certidão de Registo de Grau

    A Certidão de Registo reconhece o grau académico concluído e deverá ser o primeiro documento a ser solicitado, podendo ser requerido em português ou em inglês.

    Informações do documento

    Na Certidão de Registo constam obrigatoriamente os seguintes elementos:

    • Número do registo (codificando o número de ordem; escola; grau; associação; ano);
    • Nome completo do estudante;
    • Número de documento de identificação do estudante (cartão de cidadão, bilhete de identidade, passaporte ou outro válido);
    • Nacionalidade;
    • Tipo de curso (no caso do grau de Licenciado ou Mestre) / Programa de doutoramento (para grau de Doutor);
    • Escola;
    • Data de conclusão;
    • Título da tese (apenas no caso do grau de Doutor);
    • Grau e nome do curso;
    • Ramo ou especialidade (grau de Doutor);
    • Classificação e qualificação (quando exista);
    • Data de emissão;
    • Assinaturas do Presidente da Escola e do Reitor da Universidade

    Nota: Nos documentos em língua inglesa a indicação do grau ou título mantém a designação em língua portuguesa, sendo a área de formação, ramo ou especialidade, referidas em língua inglesa.

    Pedido do documento

    O pedido de Certidões de Registo de Grau de Licenciado/Mestre é realizado junto da Área de Graduação (estudantes do campus Alameda) ou da Área de Gestão Académica (campus Taguspark), mediante envio do requerimento para o efeito e liquidação do emolumento respetivo.

    Representação por terceiros

    As Certidões de Registo poderão ser solicitadas por terceiros, sendo necessário o representante do estudante munir-se de uma autorização assinada, identificação pessoal e cópia da identificação do estudante.

    Pedido de 2.ª via

    A pedido do interessado poderá ser emitida uma 2.ª via da Certidão de Registo, a qual mencionará no verso que é uma 2.ª via, mediante envio do requerimento para o efeito e liquidação do emolumento.

    Nota: uma Certidão de Registo em idioma diferente do utilizado na primeira emissão será considerada como uma 2ª via.

    Suplemento ao Diploma

    A Certidão de Registo de Grau é acompanhada por um Suplemento ao Diploma que regista as atividades extracurriculares reconhecidas pelo Técnico, nas quais o estudante participou durante o período correspondente ao seu ciclo de estudos.

    Podem constar no Suplemento ao Diploma as atividades extracurricu­lares abaixo discriminadas, desde que o estudante o solicite e faça acompanhar o pedido de Certidão de Registo com os respetivos comprovativos do exercício dessas atividades.

    Atividades extracurriculares reconhecidas no Suplemento ao Diploma

    • Bolsa de Mérito da ULisboa
    • Bolseiro do Técnico (NAPE, DSI, monitores, outros)
    • Delegado de Ano
    • Delegado de Curso
    • Delegado de Perfil
    • Diploma de Excelência do Técnico
    • Diploma de Mérito do Técnico
    • Membro da Assembleia de Escola
    • Membro da Direção da AEIST
    • Membro das Equipas Desportivas da AEIST (designados pela direção da AEIST)
    • Membro das Secções Autónomas da AEIST (designados pela direção da AEIST)
    • Membro de Comissões Permanentes ou Eventuais da Assembleia de Escola
    • Membro do Conselho de Escola
    • Membro do Conselho Pedagógico
    • Membro do Formula Student (designados pela direção do FST)
    • Membros dos Núcleos de Estudantes do Técnico (designados pelas direções respetivas)
    • Monitor de LTI (Laboratórios de Tecnologias de Informação)
    • Participação em atividades de natureza cultural e científica, integradas numa equipa do Técnico ou em representação do Técnico, sujeito a aprovação pelo Conselho de Gestão
    • Participação num estágio no âmbito da iniciativa Técnico Summer Internships
    • Participação no programa de mobilidade ATHENS
    • Participação na formação “De Bom a Excelente” do Núcleo de Desenvolvimento Académico
    • Cursos de Língua Portuguesa para Estudantes Estrangeiros
    • Programa de Embaixadores Internacionais
    • Programa Embaixadores do Técnico
    • Programa Mentorado
    • Outras atividades a aprovar pelo Conselho de Gestão

    Regulamentos e Legislação

  2. Certidão de Conclusão de Curso

    Além da Certidão de Registo de Grau, o estudante pode solicitar a Certidão de Conclusão de Curso, um documento que comprova a conclusão do ciclo de estudos, mas não titula o grau.

    Apenas poderá ser solicitada depois do pedido da Certidão de Registo (que titula o grau de Licenciado ou de Mestre), com o requerimento para o efeito e liquidando o emolumento respetivo.

  3. Carta de Curso

    A Carta de Curso é um documento mais cerimonial, facultativo, que também comprova o Grau de Licenciado e Mestre.

    A Carta de Curso é emitida em língua portuguesa.

    Pedido do documento

    O pedido de Carta de Curso para os Graus Licenciado/Mestre é realizado junto da Área de Graduação (estudantes do campus Alameda) ou da Área de Gestão Académica (campus Taguspark), mediante envio do requerimento para o efeito e liquidação do emolumento respetivo.

    A Carta de Curso para o Grau de Doutor é solicitada junto da Área de Pós-Graduação.

    As Cartas de Curso poderão ser solicitadas por terceiros, sendo necessário o representante do estudante munir-se de uma autorização assinada, identificação pessoal e identificação do estudante.

    A pedido do interessado poderá ser emitida uma 2.ª via da Certidão de Registo, a qual mencionará no verso que é uma 2.ª via, mediante envio do mesmo requerimento e liquidação do emolumento.