1.ª Edição das Jornadas Arco-Íris – QueerIST

Técnico - Campus Alameda

O QueerIST irá desenvolver uma semana de atividades de entrada livre dedicada à temática LGBTI+, de 23 a 26 de abril no Instituto Superior Técnico, intitulada “Jornadas Arco-Íris”, com o intuito de iniciar o diálogo sobre a integração de pessoas queer no mundo de trabalho e incentivar uma reflexão sobre a vivência LGBTI+ no contexto da engenharia.

A programação contará com:

• 0) Sessão de abertura, com o Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, professor António M. Feijó.
  • 1) Tertúlia “A Colourful Workplace“. A mesma terá dois painéis, um deles constituído por pessoas do mundo empresarial, tendo já sido confirmados um representante da IBM, da McKinsey e do BNP Paribas. O segundo painel conta com a participação de professores e investigadores do meio académico, incluindo do Técnico. O propósito será que os convidados partilhem a sua experiência enquanto pessoas queer no mundo empresarial ou académico, visto que uma das grandes preocupações da comunidade queer é precisamente de que maneira fazer parte desta interferirá com a sua vida profissional.
  • 2) Churrasco “Straight or Queer, we all want beer“, um dos clássicos eventos de convívio de estudantes no Técnico. | 24 de abril, 19:00
  • 3) Drag Masterclass, na qual teremos uma drag queen a demonstrar o processo de maquilhagem e técnicas de transformismo. | 25 de abril, 15:00
  • 4) Sessão de Cinema, seguida de debate. | 26 de abril, 15:00

Consideramos que a importância deste evento para a comunidade académica é inegável, sendo não só um passo simbólico para professores e estudantes que possam fazer parte de minorias sexuais e relacionais, dando corpo à aceitação e respeito que devem ter dentro do Técnico, mas também para fomentar o diálogo e enriquecer todos os membros deste Instituto e da comunidade académica no geral.

Local: Anfiteatro Abreu Faro, Pavilhão do Complexo Interdisciplinar.

Mais informações.

Press: Envie-nos um email para queerist.sa@aeist.pt para qualquer esclarecimento, material gráfico e de divulgação, e para pedidos de acreditação para cobertura do evento.

Sobre o QueerIST:
O QueerIST é uma secção autónoma da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico que promove a igualdade em questões de género e orientação sexual na universidade, pretendendo incluir, dialogar e informar toda a comunidade estudantil, os três pilares de ação da sua missão. Desde a sua fundação há um ano, já organizou vinte eventos no Técnico, desde debates a convívios, tendo sido capa da revista oficial da Universidade de Lisboa.