110 Histórias, 110 Objetos – A maquete do campus Taguspark

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 11 de novembro de 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – “A maquete do campus Taguspark”.

Inaugurado em novembro de 2000, o campus do Técnico no Taguspark é um dos grandes esteios que mantém firme um sonho nascido nos finais da década de 80 e perseguido por dois antigos professores do Técnico: criar uma espécie de “Coimbra dos tempos modernos” materializada num parque de desenvolvimento de empresas de nova tecnologia, que integrasse o ensino, a investigação e as novas ideias de jovens estudantes. A maquete, cuja forma relembra um sextante, com um rotunda central e edifícios radiais e circulares interligados, apenas viu ainda uma pequena parte ser construída. Mas isso não impediu o campus de se assumir como fundamental para melhoria do ensino e investigação no Técnico nos últimos 22 anos.

A história do nascimento e da difícil aplicação da maquete do campus Taguspark no 68.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

• Ouvir episódio: https://bit.ly/3GcZnia —  110.tecnico.ulisboa.pt

•  Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ  —  apple.co/3hHdxvB