Eventos

110 Histórias, 110 Objetos – A Máquina de Calcular, de manivela, de Herculano de Carvalho

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 3 de junho 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – A Máquina de Calcular, de manivela, de Herculano de Carvalho.

Com origem sueca, nos anos 30, esta máquina de calcular, de manivela, ocupou lugar de destaque na secretária de António Herculano de Carvalho (diretor do Técnico entre 1938 e 1942). Capaz de fazer operações de multiplicar, dividir, somar e subtrair, era o melhor recurso à sua época, baseado em rodas e manivelas, com cerca de 30 cm de largura e um peso de aproximadamente 10 kg. A máquina de calcular ocupa um lugar de destaque na história do Laboratório de Análises do Técnico, que Herculano de Carvalho também dirigiu, e é um testemunho do trabalho de investigação que o engenheiro desenvolveu nas áreas da análise de águas mas também da energia nuclear.

A história da Máquina de calcular, de manivela, de Herculano de Carvalho no 49.º episódio do do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/38WZcK1  | 110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB