110 Histórias, 110 Objetos – A Máquina de Autómatos Celulares

Podcast

No podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede de Podcasts do jornal Público.

Episódio de hoje, 10 de dezembro de 2021: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – A Máquina de Autómatos Celulares

Construído em 1985, por investigadores do Técnico, “à mão” e com recurso a material eletrónico rudimentar, o protótipo de autómato celular do Técnico surgiu com a capacidade de fazer 15 milhões de operações por segundo, por exemplo a analisar a evolução do escoamento ao longo do estuário do Tejo. A Máquina de Autómatos Celulares, que chegou com o objetivo de calcular muito rapidamente sistemas muito complexos, ainda está em pleno funcionamento, apesar dos seus circuitos eletrónicos, as memórias e a sua estrutura, estarem apenas protegidos por uma cama de acrílico. Este exemplar de máquinas de computação paralela, que integra calculadoras que trabalham colaborativamente e interagem umas com as outras de forma extremamente rápida, foi palco dos primeiros treinos em computação de muitos alunos do Técnico e deu ainda origem a colaborações científicas com o Departamento de Defesa Nacional.

A história da Máquina de Autómatos Celulares do Técnico no 24.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

110 anos de história e de histórias… para ouvir todas semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3dxnw3L | 110.tecnico.ulisboa.pt

Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB