110 Histórias, 110 Objetos – A Turbina Birradial

Podcast

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 18 de março: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – A Turbina Birradial.

A turbina birradial, patenteada em 2011, colocou o Técnico no grupo da frente da investigação mundial na área do aproveitamento da energia das ondas, mas a sua génese remonta a 1974. Tudo começa com a entrada na história do Técnico (e pelo Pavilhão Central adentro) de “um senhor chamado Agnelo David, na altura com cerca de 40 anos, comerciante de profissão, em Almeirim, e inventor nas horas vagas”. Não tinha formação técnica nem científica, mas trazia uma ideia: as ondas do mar, do oceano, tinham muita energia e talvez fosse possível aproveitá-la. A semente germinou e anos depois nascia no Técnico um grupo de investigação que se tornaria num dos mais competitivos a nível internacional. O grupo esteve, por exemplo, envolvido na construção da primeira central de energia de ondas do mundo, que funcionou entre 1999 e 2018, na ilha do Pico. Na origem destes mais de 40 anos de investigação no setor está uma história incrível de ideias que (também) nascem fora da academia.

A história da Turbina Birradial no 38.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

110 anos de história e de histórias… para ouvir todas semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3tiggRS | 110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB