110 Histórias, 110 Objetos – As bicicletas do Técnico

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 3 de março de 2023: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – As bicicletas do Técnico

Nos últimos anos tem havido um crescimento do número de membros da comunidade Técnico que usa a bicicleta como meio de deslocação para os seus três campi , mas até há poucos anos o cenário era bem diferente. O empréstimo das “bicicletas do Técnico”, a partir de 2015 com o projeto “A pedalar” e depois de 2018 com o projeto “U-bike Portugal – Operação Técnico”, deu um contributo crucial na divulgação e desmistificação do uso deste meio de transporte sustentável. Com os dois projetos ainda ativos, o saldo é claro: centenas de utilizadores, mais lugares de parqueamento para bicicletas, uma cicloficina, “muito interesse” e “menos receio”.

A história das bicicletas do Técnico no 84.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas

Ouvir episódio | Site oficial