110 Histórias, 110 Objetos – Dínamo de Gramme

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 25 de novembro de 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – “Dínamo de Gramme”.

O Dínamo de Gramme representou, no final do século XIX, uma autêntica revolução na área da eletrotecnia. Tornou-se num aparelho crucial para gerar correntes contínuas de eletricidade, tendo gerado também um conhecimento incontornável para os dínamos construídos desde então. O exemplar que integra a coleção do Museu Faraday, no campus Alameda, é um dos poucos construídos por François Breguet, reconhecido relojoeiro também autor do “relógio n.º160”, mandado construir como prenda (nunca entregue) para Maria Antonieta. Quando chegou ao Museu Faraday, o dínamo não estava em funcionamento mas foi submetido à filosofia “o que temos aqui tem que estar a trabalhar”, sendo hoje uma das grandes atrações da coleção.

A história do Dínamo de Gramme no 70.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas

🔗 Ouvir episódio: bit.ly/3V4E3QN | https://110.tecnico.ulisboa.pt/