110 Histórias, 110 Objetos – O Acelerador Van de Graaff

No podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede de Podcasts do jornal Público.

Episódio de hoje, 14 de janeiro de 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – O Acelerador Van de Graaff.

Deteção da autenticidade de obras de arte e metais preciosos, estudo de materiais utilizados na eletrónica, diagnóstico e tratamento de doenças. São muitas as potenciais aplicações das tecnologias da física nuclear e Portugal testemunhou, em 1961, a chegada de uma delas: o acelerador Van de Graaff atraiu, para o atual Campus Tecnológico e Nuclear (CTN) do Técnico, polo de Loures, uma nova comunidade de físicos. O acelerador é um equipamento elétrico que permite acelerar partículas elementares – protões, eletrões ou iões. Recorrendo a feixes de partículas, é possível estudar os mais diversos materiais para obter informação sobre a sua constituição, como se tivesse acesso ao bilhete de identidade dos vários elementos químicos que constituem cada amostra estudada. O acelerador do CTN foi renovado, a partir dos anos 90, e passou a atingir energias ainda mais elevadas. Dentro dessa nova versão do acelerador estão alguns componentes do seu antecessor. As restantes partes do original podem ser encontradas no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC).

A história do “O Acelerador Van de Graaff” no 29.º episódio do podcast “ 110 Histórias | 110 Objetos”.

110 anos de história e de histórias… para ouvir todas semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3FC7Rfb | 110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB