110 Histórias, 110 Objetos – O Retrato a Óleo de Alfredo Bensaude

Podcast

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 1 de abril: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – O Retrato a Óleo de Alfredo Bensaude.

O Retrato a Óleo de Alfredo Bensaude é um testemunho da sua importância na história e na reforma do ensino da Engenharia em Portugal. Na tela sobressai “uma figura que sai da escuridão”, fundador e primeiro diretor do Técnico, entre 1911 e 1922, e que se tornou diretor honorário da Escola a partir de 1924. Apresentou um modelo pedagógico com bases muito fortes de matemática e engenharia, envolvendo os estudantes na sua formulação. Uma das suas máximas – “uma escola de amadores não forma bons profissionais” – foi, de resto, adotada por gerações de alunos e professores do Técnico. O retrato foi pintado em 1924 pelo artista João Reis (e não por Ricardo Bensaúde como se acreditava até à realização deste episódio) no âmbito da sessão solene de homenagem a Bensaude, nesse mesmo ano. Hoje está no gabinete do presidente do Técnico e mantém vivas as memórias, a influência e o pensamento do seu fundador.

A história do Retrato a Óleo de Alfredo Bensaude no 40.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

110 anos de história e de histórias… para ouvir todas semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/36WEubB  | 110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB