110 Histórias, 110 Objetos – Os AGVs: da Feira da Ladra ao ITER

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 27 de maio: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – Os AGVs: da Feira da Ladra ao ITER.

Até onde pode chegar uma ideia? De uma disciplina do Técnico criada nos anos 80 para que os estudantes pusessem as mãos na massa, com recurso ao engenho de rodas de patins e motores de para-brisas comprados na Feira da Ladra, nasciam os primeiros AGVs (Automated Guided Vehicle), veículos guiados automaticamente. Ou o “cangalho” no termo carinhoso dos seus autores. Do Técnico à indústria foi um pequeno passo, tendo a tecnologia sido adaptada para a criação de quatro complexos robots para transporte automático de materiais nas fábricas da empresa Efacec. Já nos anos 90, a escala voltava a multiplicar-se e o conhecimento do Técnico / ISR (Instituto de Sistemas e Robótica) seria selecionado para aplicar nos veículos (verdadeiros camiões com 8,5 metros de comprido, 2,5 metros de largura e 3 metros de altura) que terão a missão de fazer a manutenção das paredes do gigante reator de fusão nuclear do ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor), um dos maiores projetos científicos da área.

A história dos AGVs do Técnico no 48.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3z0YrKy  | 110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB