110 Histórias, 110 Objetos – Os Dentes de Mastodontes

Podcast

No podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede de Podcasts do jornal Público.

Episódio de hoje, 7 de janeiro de 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – Os Dentes de Mastodontes.

Há cerca de 20 milhões de anos, no mesmo local onde agora os estudantes do Técnico se formam e os investigadores do Técnico procuram todo o tipo de respostas, portentosos Mastodontes (antepassados de elefantes) desfrutavam tranquilamente dos ares do Tejo.
Os dentes de Mastodonte, encontrados nas imediações do Técnico, são alguns dos fósseis que testemunham um período em que Lisboa era uma verdadeira savana, com vegetação até dois metros de altura, devoradas por animais como hienas, hipopótamos, girafas, castores e até… cavalos do tamanho de gatos. Os dentes são um dos exemplos das riquezas do Museu Décio Thadeu que nos abrem portas para compreender alguns mistérios do passado.

Um salto no tempo de alguns milhões de anos, no 28.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

110 anos de história e de histórias… para ouvir todas semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3zu6KfU | 110.tecnico.ulisboa.pt/
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB