2ª Conferência Anual do Colégio F3

Reitoria da ULisboa

A constatação de que, nas próximas décadas, a população mundial será mais urbana e mais preocupada com a nutrição e a saúde ambiental reforça a necessidade de garantir a segurança alimentar a partir de sistemas sustentáveis e resilientes.

As cidades e regiões metropolitanas circundantes são lugares de inovação onde os processos agroalimentares locais, regionais e globais têm grande potencial para gerar sinergias, e onde as funções de produção, procura, distribuição, consumo e gestão de resíduos devem ser analisadas de modo sistémico. Nos últimos anos têm surgido diversas estratégias de políticas alimentares em áreas metropolitanas, evidenciando a necessidade de colocar estas questões no centro do planeamento urbano e do ordenamento do território.

Neste cenário, o Colégio Food, Farming and Forestry (F3) da Universidade de Lisboa organiza, juntamente com o Escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em Portugal e junto da CPLP, a sua 2.ª Conferência Anual sob o tema “A Sustentabilidade Alimentar das Cidades”, abordado com uma visão holística para gerar um debate amplo e inclusivo que interrogue expetativas, comportamentos e políticas.

O evento, aberto ao público (mediante inscrição), contará, de manhã, com uma mesa-redonda onde participarão entidades e atores relevantes, provenientes de diversos quadrantes que representam aquelas que são as áreas-chave. À tarde, palestrantes de várias das Escolas da ULisboa promovem um diálogo multidisciplinar, ilustrando o valor acrescentado gerado pelas sinergias e complementaridades inter-Escolas e Centros de Investigação.

Data: 2 de novembro de 2017
Local: Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa