Eventos

4.ª Conferência “Estabilidade e Previsibilidade dos Mecanismos de Financiamento de ID&I”

Técnico - Campus Alameda

No âmbito do Ciclo de Conferências “Construir e Manter o Ecossistema de Apoio à Sustentabilidade da Ciência”, que tem como objetivo discutir o sistema científico português, procurar alternativas e apresentar uma proposta viável para a sua melhoria, a quarta conferência terá lugar no dia 18 de abril de 2019, entre as 11h e as 13h, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

A 4.ª Conferência será subordinada ao tema “Estabilidade e Previsibilidade dos Mecanismos de Financiamento de ID&I”. Incluirá uma conferência pelo Comissário europeu Carlos Moedas e um painel com representantes de universidades, empresas, fundações e fundos de investimento.

• 11:00 – Sessão de Abertura
    • Arlindo Oliveira, Presidente do Instituto Superior Técnico
  • 11:10 – Conferência sobre O Futuro do Financiamento Científico na Europa”
    • Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação
  • 12:00 – Painel: “Como desenvolver um mecanismo de financiamento estável para a Ciência em Portugal?”
    • António Cruz Serra, Reitor da Universidade de Lisboa
    • Mónica Bettencourt-Dias, Diretora do Instituto Gulbenkian de Ciência
    • Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde
    • Joaquim Sérvulo Rodrigues, Presidente e Diretor Executivo da Armilar Venture Partners
    • Moderador: Luís Oliveira e Silva, Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior Técnico
  • 12:50 – Sessão de Encerramento
    • António Cruz Serra, Reitor da ULisboa
  • 13:00 – Networking

Entrada livre, mediante inscrição prévia (até 17 de abril, 18h).

Organizadores:
Membros da Comunidade Científica portuguesa, incluindo vários líderes dos Departamentos de Universidades e Institutos de Investigação (Manifesto Ciência Portugal 2018).