Eventos

BrainStorms@Técnico: “Não sabia que isto era assédio! Como identificar e gerir”

Online (by Zoom)

Para além de saber identificar o assédio, torna-se ainda fundamental conhecer os mecanismos e canais disponíveis para a sua denúncia, quer dentro das próprias universidades ou fora delas.

Data: 25 de maio 2022
Hora: 18h30
Uma conversa via Zoom (Inscrições).

De diferentes tipos e com múltiplas caras, o assédio apresenta-se como um problema recorrente e comumente desvalorizado no contexto académico. Contudo, são muitos os casos em que as vítimas não estão conscientes da sua natureza, pelo que definir claramente o assédio e as formas em que ele se manifesta na Universidade, envolvendo estudantes, investigadores, funcionários ou docentes, é crucial para a ação e denúncia destas situações. Para além de conseguir identificar o assédio, torna-se ainda fundamental conhecer os mecanismos e canais disponíveis para a sua denúncia, quer dentro das próprias universidades ou fora delas.

Nesta sessão “Não sabia que isto era assédio! Como identificar e gerir” teremos o Daniel Cotrim, assessor técnico da Direção da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que nos vai falar sobre os tipos de assédio no contexto académico, fornecendo informação e exemplos para nos ajudar a identificá-lo e a agir consequentemente. Contaremos ainda com a presença de Dejanira Vidal, presidente do Núcleo Feminista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), que nos falará acerca do recente caso nesta faculdade. Finalmente, no contexto do Técnico, falaremos da recentemente criada Provedoria do Ensino e do seu papel no combate ao preconceito, discriminação e abuso dentro da instituição.

BrainStorms é uma iniciativa do “Técnico Student Club on Mental Health and Inclusion” que consiste num ciclo de conversas mensais online com profissionais da saúde mental e inclusão, e com membros da comunidade do Técnico. Cada sessão tem um tema específico e uma pessoa convidada especialista na área que discute e expõe soluções ligadas à problemática em questão. Existe espaço para participação numa sessão de perguntas e respostas após a palestra.

As sessões anteriores estão disponíveis no canal YouTube do clube.

Mais informações.