Campanha virtual #MuseusTecnico – Dia Internacional dos Museus (IMD2020)

Com a hashtag #MuseusTecnico pede-se que nas redes sociais sejam publicadas fotografias alusivas à sua visita, nomeadamente do espaço ou de algum objeto dos Museus do Técnico e as suas coleções. No dia 18 de maio será publicada a compilação das fotografias identificadas...

O Dia Internacional dos Museus celebra-se no dia 18 de maio. Em 2020, com o objetivo de capacitar a diversidade e a inclusão nas instituições culturais, a efeméride será subordinada ao tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão” (poster).

• O Serviço Educativo dos Museus do Instituto Superior Técnico (Museus de Geociências: Museu Alfredo Bensaude e Museu Décio Thadeu, Museu de Engenharia Civil, e Museu Faraday, no campus Alameda) lança um desafio a quem já visitou os Museus do Técnico, associando-se desta forma à celebração do IMD2020 – Dia Internacional dos Museus 2020.

Com a hashtag #MuseusTecnico pede-se que nas redes sociais sejam publicadas fotografias alusivas à sua visita, nomeadamente do espaço ou de algum objeto dos Museus do Técnico e as suas coleções. No dia 18 de maio será publicada nas redes sociais a compilação das fotografias identificadas com #MuseusTecnico.

• Os Museus de Geociências, associando-se à celebração do IMD e do 109.º aniversário do Técnico, a 23 de maio de 2020, data em que termina a iniciativa, convida a comunidade Técnico a participar num desafio lógico, sob a forma de um jogo de correspondências entre imagens. Por um lado, mostram-se imagens de espaços (A a I), com referências ao passado, ao presente ou ao futuro e, por outro, mostram-se imagens de objetos (1 a 9) com ligações estreitas a esses espaços. Lisboa, Técnico, Geologia, Museus, Jardins, Ciência, Personalidades ficam à espera do reencontro! Serão premiados os três primeiros vencedores.

As respostas ao passatempo devem ser enviadas até ao dia 23 de maio de 2020, às 23h59 (hora de Lisboa) para servicoeducativomuseus@tecnico.ulisboa.pt.

• Numa pequena frase defina a sua eventual experiência de visita ao Museu Faraday e/ou numa pequena frase exprima a sua opinião sobre o que já foi noticiado sobre o mesmo. A equipa da redação do jornal* do museu escolherá as melhores frases, que serão depois publicadas no Museu num cartaz especificamente elaborado para o efeito pelo designer gráfico Henrique Nogueira. A melhor frase será premiada.

O envio das frases deve ser feito para servicoeducativomuseus@tecnico.ulisboa.pt até ao dia 20 de maio.

*O “Faraday News” é o novo jornal bimestral, em formato digital, do Museu Faraday. Já se encontra disponível o “Faraday News #2” de março/abril 2020, onde é possível conhecer a perspetiva de sete jovens convidados sobre os museus, a ciência e a tecnologia. O FN#1 diz respeito aos meses de janeiro/fevereiro 2020. Na página do Museu Faraday poderá também encontrar experiências pedagógicas, vídeos e artigos tutoriais sobre vários assuntos da história da tecnologia.

• Conheça o acervo histórico do DEQ (Departamento de Engenharia Química – IST). Estão já 14 peças devidamente estudadas pelo professor António Conceição. A professora Dulce Simão é a responsável pela coleção de Química.

.

Siga o Serviço Educativo dos Museus do Técnico no Facebook.