Cerimónia de Entrega do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo (5.ª edição – 2020)

Técnico - Campus Alameda

As vencedoras foram as alumnae Helena Pereira, na categoria Role Model, e Maria Teresa Parreira, na categoria Young Alumna.

As vencedoras da 5.ª edição do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo foram as alumnae Helena Pereira, na categoria Role Model, e Maria Teresa Parreira, na categoria Young Alumna.

Este galardão, instituído em 2016 pelo Técnico, tem como objetivo a promoção da igualdade de género e o reconhecimento do papel crucial que as mulheres desempenham em todas as áreas da Engenharia. O prémio é simultaneamente uma forma de homenagear a antiga aluna do Técnico que lhe dá o nome, difundindo o exemplo que foi Maria de Lourdes Pintasilgo e o seu impacto na sociedade.

Helena Pereira, antiga aluna do Técnico em Engenharia Química-Industrial, ramo Tecnologia, venceu o galardão na categoria de Role Model. A alumna do Técnico tem uma longa e sólida carreira no Ensino Superior, Ciência e Gestão Académica e Científica, sendo Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia desde 2019.

Na categoria Young Alumna, o júri atribuiu o prémio a Maria Teresa Parreira pelo seu percurso académico, envolvimento em atividades extra curriculares em prol da Escola e dos colegas, e pelas classificações notáveis que obteve nas unidades curriculares e na dissertação de mestrado.

A entrega do galardão será feita em cerimónia pública no dia 6 dezembro, pelas 14h30, no Salão Nobre. Haverá igualmente live streaming (link da transmissão).

• 14:15 – Receção aos convidados

• 14:30
    Abertura da Sessão Solene
    Intervenção do Presidente do Instituto Superior Técnico, professor Rogério Colaço