Ciclo de palestras “Arquitetura e Cinema”

Museu DECivil, Campus Alameda

Dias 22, 23 e 24 de abril, das 17h30 às 19h, no Museu DECivil, Campus Alameda

Data: 22, 23 e 24 de abril
Hora: Das 17h30 às 19h
Local: Museu DECivil, Campus Alameda

«Como parte do ciclo de conferências IST-CiTUA ARCH TALKS PRIMAVERA 2024, a professora Josefina Cubero (ETSA Valladolid) irá dar três palestras, nos dias 22, 23 e 24 de abril no Museu DECivil, das 17h30 – 19h00, sobre o tema “Arquitetura e Cinema”.

Este ciclo de apresentações é promovido pelo Centro para a Inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA), e coordenado por Ana Tostões, professora e investigadora no Instituto Superior Técnico.

22 de abril – “Sinfonias Urbanas ou a Cidade que cabe na Tela”
23 de abril – “Vistas e dimensões do cinema em Le Corbusier
24 de abril – “A encenação da intimidade: o banheiro no cinema internacional”

Licenciada e doutorada em Arquitetura, Josefina Cubero é Professora Associada desde 1997 no Departamento de Teoria e Projeto Arquitetónico da Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade de Valladolid, Espanha.
É membro da equipa de trabalho e investigação JMAD Arquitetura, Paisagem e Património de 1986 a 2009, tendo concebido planos, projectos e intervenções destinados a valorizar o património arquitetónico e as paisagens culturais. Os seus trabalhos foram apresentados em numerosos congressos nacionais e internacionais, bem como em exposições; foram também incluídos em numerosas publicações e premiados com várias menções e distinções.
Os seus interesses de investigação incluem a arquitetura modernista e contemporânea, especialmente as obras de Le Corbusier, e a relação estabelecida entre a arquitetura e as outras artes. É investigadora colaboradora do Centro de Estudos Arnaldo Araújo no Porto, Portugal (desde 2007) e membro do Instituto Universitario de Urbanística (IUU) da Universidade de Valladolid (desde 2019).

O ciclo de palestras IST-CiTUA ARCH TALKS PRIMAVERA 2024 procura promover a discussão de temas pertinentes ao exercício e investigação da arquitetura, contando com a participação de convidados nacionais e internacionais.»