- Data: 11 de maio 2022, quarta-feira
- Hora: 14h
- Local: Pavilhão de Informática III, piso 0, anfiteatro FA3.
• Orador: Ricardo Teixeira (professor auxiliar convidado, IST/DEM-Área Científica de Ambiente e Energia; MARETEC)
• Título: “Clima, vacas e eu: Como a ciência dos dados e a engenharia podem auxiliar a produção animal” (Climate, cows and (A)I: How data science and engineering can help animal production).
• Resumo:
Existe um consenso alargado quanto ao facto da produção de ruminantes (bovinos, ovinos e caprinos), a nível global, colocar pressão sobre os ecossistemas e degradar o ambiente. Os produtos dos ruminantes, em particular a carne, devem portanto ser minimizados nas dietas para tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis e resilientes. Os bovinos, por exemplo, são reconhecidos como uma das principais fontes de emissão de gases de efeito de estufa. Contudo, também sabemos que alguns sistemas de produção à base de pastagem podem gerar serviços de ecossistema, acelerar fluxos de nutrientes, aumentar a circularidade e o sequestro de carbono. Sabemos então quais os sistemas de produção que devem ser eliminados e onde estão? Identificar os melhores e os piores sistemas e melhorá-los para maximizar os efeitos ambientais benéficos é uma tarefa difícil. Tal requer a monitorização e o controlo operacional sobre vastas áreas de pastagem.
Este seminário irá mostrar como a ciência dos dados e a engenharia têm vindo a contribuir para aumentar a nossa capacidade de entender os efeitos ambientais da produção animal e como podem ajudar a transformar o setor. Com base na investigação do Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar do Técnico (MARETEC), o seminário incluirá aplicações de modelação à escala global, deteção remota e inteligência artificial aplicadas à avaliação de impacte da produção animal, à identificação e monitorização de pastagens e à sua melhoria.
• Curta nota biográfica:
Ricardo Teixeira é investigador auxiliar e professor auxiliar convidado no Técnico. Tem um Mestrado em Economia e uma Licenciatura e um Doutoramento em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Lisboa (ULisboa). O seu principal domínio de especialização é a aplicação da ciência dos dados para questões de sustentabilidade, nomeadamente para realização avaliações de impacte do uso do solo. Tem experiência em modelação à base de processos, deteção remota, aprendizagem automática e Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Focou-se principalmente na sustentabilidade de produtos alimentares e na agricultura, principalmente na produção animal à base de pastagem. Tem experiência académica e de consultoria no setor agro-alimentar. Atualmente é investigador principal dos projetos “LEANMeat – Lifecycle-based Environmental Assessment and impact reduction of Meat production with a novel multi-level tool” (PTDC/EAM-AMB/30809/2017) e “GrassData – Development of algorithms for identification, monitoring, compliance checks and quantification of carbon sequestration in pastures” (DSAIPA/DS/0074/2019) financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Foi membro de grupos de trabalho da UNEP/SETAC (United Nations Environment Programme/Society of Environmental Toxicology and Chemistry) sobre avaliação de impacte em ACV, um grupo da UE sobre pastoreio e carbono, e é o representante do Técnico na comissão executiva do Colégio F3 (Food, Farming and Forestry) da ULisboa.
Este é mais uma seminário do ciclo de “Seminários @ DEM”, promovidos pelo Departamento de Engenharia Mecânica (DEM).