Conferência “Cibersegurança, uma prioridade nacional”

Salão Nobre (Técnico - campus Alameda)

A segunda conferência do Ciclo “Inovação, Sociedade e Tecnologia” acontece já na próxima segunda-feira, 20 de novembro.

A iminência de ataques cibernéticos é hoje uma realidade que não deve ser ignorada. Neste contexto, é fundamental criar-se resistência, implementando medidas que aumentem o estado de prontidão e resiliência face a esta ameaça.

No âmbito da sua missão, o Técnico considera essencial promover a consciencialização da sociedade sobre este assunto, com ênfase nas empresas e cidadãos, bem como promover sinergias entre instituições ligadas a esta temática.

Neste sentido, realizar-se-á no dia 20 de novembro, às 17:00h, a conferência “Cibersegurança, uma prioridade nacional”. Esta é a 2ª conferência do Ciclo “Inovação, Sociedade e Tecnologia”, aberta a todos aqueles que trabalham, investigam ou estudam esta problemática.

Durante a conferência será também apresentado o Curso de Pós-Graduação em Cibersegurança do Técnico.

A participação é gratuita, sendo a inscrição obrigatória.

17:00 – Boas-vindas

17:15 – À Conversa com…

Moderador: Professor Arlindo Oliveira, Presidente do Técnico

• António Gameiro Marques, Contra-almirante (Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, GNS)
  • José Tribolet (Instituto Superior Técnico – Professor catedrático, Presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, INESC)
  • Pedro Adão (Instituto Superior Técnico – Professor auxiliar do Departamento de Engenharia Informática, Investigador do Security and Quantum Information Group, SQIG)
  • Pedro Veiga (FCUL – Professor catedrático, Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, CNCS)
  • Timóteo Menezes (Thales/Edisoft – Cyber Security & IT/IS Manager)

18:00 – Abertura da conversa à audiência

18:30 Coffee Break / networking

Imediatamente a seguir ao evento, irá realizar-se no mesmo local o seminário “Privacy-preserving solutions for Security-as-a-Service model”, dado pelo Professor Marcin Niemiec, Professor auxiliar do Departamento de Telecomunicações na AGH Universidade de Ciência e Tecnologia (Cracóvia, Polónia).

Evento no Facebook.