Eventos

Conferência ULisboa-RedeMOV: “Os Impactos Territoriais das Autoestradas em Portugal”

Sala de Conferências da Reitoria da ULisboa

O ciclo de conferências “Conversas à Sexta” é uma iniciativa promovida pela redeMOV da Universidade de Lisboa (ULisboa), com vista à reflexão e ao debate no âmbito da área da mobilidade urbana. A próxima Conversa terá lugar na próxima sexta-feira.

• 9 de dezembro de 2022 – 17h
Formulário de inscrição.
• Sala de Conferências da Reitoria da ULisboa.

• Oradora: Professora Patrícia Melo (Doutorada e Mestre em Economia Regional e Transportes pelo Imperial College London, Professora Associada no Departamento de Economia do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa e investigadora na Unidade de Estudos sobre Complexidade e Economia (UECE).

• Tema: “Os Impactos Territoriais das Autoestradas em Portugal”.

• Resumo: Em 1986, no ano de adesão à então CEE, Portugal tinha uma das mais baixas dotações de autoestradas entre os países europeus. Desde então a rede cresceu rapidamente – a uma taxa média anual de 9% entre 1986 e 1990, 17% entre 1990 e 2000, e 5% entre 2000 e 2010 -, tendo o país atualmente a quinta maior densidade de autoestradas per capita da UE27 e a segunda maior densidade entre os países da UE15. Mas quais foram os impactos no território deste investimento?

A oradora irá apresentar os principais resultados do projeto TiTuSS, desenvolvido em parceira com o Instituto Superior Técnico (IST), que estudou os impactos socioeconómicos e territoriais da expansão da rede de autoestradas em Portugal desde 1981.

A redeMOV organiza as “Conversas à 6ª”, Ciclo de Conferências mensais que constitui um espaço de reflexão e debate em torno da área da mobilidade urbana. Esta iniciativa pretende reunir a comunidade académica, as entidades reguladoras, operadoras e de empresas intervenientes nos sistemas de transportes num espaço de promoção da investigação e inovação, de divulgação e mobilização para oportunidades de financiamento e de resposta aos desafios colocados pela sociedade.

Mais informações.