Curso de especialização – Células de combustível e hidrogénio

Técnico - Campus Alameda

O Instituto Superior Técnico está envolvido no projeto europeu KnowHy – Improving the Knowledge in Hydrogen and Fuel Cell Technology for Technicians (coordenado pela Fuel Cell and Hydrogen Joint Undertaking – FCH-JU e financiado pela Comissão Europeia), que pretende proporcionar ao maior número de investigadores, técnicos de laboratório e alunos, um modelo de formação específica e prática, num formato adequado, para facilitar a implantação das tecnologias de células de combustível e hidrogénio (FC & H2) no mercado no prazo esperado de 2014-2020.

O primeiro curso de formação é em células de combustível e hidrogénio.

Trata-se de uma formação inovadora e gratuita que integra os seguintes tópicos:

• uma plataforma e-learning multilingue
  • jogos 3D, vídeos e  exercícios pedagógicos
  • sessões práticas
  • disponibilização de um manual de formação em suporte digital

O curso de formação, com a duração de 105 horas, contempla:

• um módulo base – que aborda os fundamentos de células de combustível (45 horas)
  • um módulo de especialização – focado na produção e manuseamento do hidrogénio ou na aplicação das células de combustível nos transportes (60 horas)

A aprendizagem é assíncrona, ou seja, realizada de acordo com a disponibilidade de cada formando. Opcionalmente, os formandos podem frequentar ambos os módulos de especialização.

Em Portugal, o curso inicia-se em 17 de outubro do corrente ano. A presença dos formandos é apenas requerida na sessão prática do módulo base, a desenvolver nas instalações do IST, no dia 11 de novembro de 2016, e na sessão prática do módulo de especialização, que terá lugar no dia 21 de dezembro de 2016 para o módulo de produção e manuseamento do hidrogénio ou no dia 16 de março de 2017 para o módulo de células de combustível nos transportes.

No final da formação é emitido um certificado de formação ou frequência a todos os participantes.

A diversidade e inovação dos métodos pedagógicos serão testadas neste 1º curso no âmbito do programa piloto KnowHy, assente nos binómios Universidade/Empresas; Ciência/Aplicação Industrial e Empresarial.

Inscrições através do website do projeto.

Saiba mais.

Contactos:
Professor Pedro Coelho (pedro.coelho@tecnico.ulisboa.pt; 21 841 81 94)
Dra. Ana Filipa Ferreira (filipa.ferreira@tecnico.ulisboa.pt; 21 841 77 15)