Eventos

Debate “Mobilidade profissional das mulheres na Europa: oportunidades e desafios”

Técnico - Campus Alameda

No âmbito da Presidência Francesa do Conselho da União Europeia e por ocasião do Dia Internacional da Mulher, com o apoio do Instituto Superior Técnico, vai realizar-se um debate de ideias subordinado ao tema “Mobilidade profissional das mulheres na Europa: oportunidades e desafios”, no dia 8 de março de 2022, às 13h30.

Inscrição prévia necessária.
•  Local: Técnico – Campus Alameda, Pavilhão de Engenharia Civil, piso -1, anfiteatro VA2.

Este debate será uma oportunidade para ouvir testemunhos de mulheres que experienciaram pessoalmente a mobilidade profissional, bem como a apresentação das melhores práticas implementadas em certas instituições.

13h30 – Abertura da Sessão
• Presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço
• Senhora Embaixadora de França em Portugal, Florence Mangin

13h35 – Debate com moderação do jornalista João Maia Abreu

–Testemunhos de Mulheres executivas europeias:
Maja Markovčić Kostelac (Diretora executiva na Agência Europeia de Segurança Marítima – EMSA, Lisboa)
Marica Ferri (Chefe de setor no Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência – OEDT, Lisboa)
• Beatriz Silva (Professora do Técnico, Engenharia Mecânica; Cocoordenadora do grupo Gender Balance@Técnico; Universidade de Lisboa)

– Sociologia do Género na mobilidade profissional:
Dominique Epiphane (Socióloga, investigadora no Céreq – Centre d’études et de recherches sur les qualifications, CNRS, Marselha, França)
Virgínia Ferreira (Professora da Faculdade de Economia, Ciências Sociais; Universidade de Coimbra)

14h50 – Q&A

15h00 – Observações Finais
• Chefe da representação da Comissão Europeia em Lisboa, Sofia Moreira de Sousa.

Mais informações.