Eventos

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022

Técnico - Campus Alameda

No dia 18 de abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), aprovado pela UNESCO em 1983, que este ano é subordinado ao tema “Património e Clima”.

O Serviço Educativo dos Museus do Técnico, em conjunto com a equipa do projeto “Treme-Treme” desenvolvido no CERIS (Centro de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade), associam-se à efeméride com uma atividade que terá lugar no dia 18 de abril, entre as 14h e às 16h, no Museu de Engenharia Civil.

A atividade que se propõe, de acordo com a temática, é uma visita ao “Método inovador da Gaiola, para a construção das cidades resilientes” onde se vai revisitar a cidade de Lisboa após o sismo de 1755, como foi planeada e reconstruída para resistir aos sismos do futuro – para ser resiliente e evitar ser novamente arrasada. Todo o edificado incorporava uma estrutura de madeira, a Gaiola Pombalina, um sistema construtivo inovador e resistente aos sismos, composta por elementos de madeira verticais, horizontais e inclinados (em forma de cruzes de Santo André). Nasce assim a engenharia sísmica em Portugal. Uma visita que sensibiliza para a importância da preservação do património e para a prevenção do risco sísmico.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, impulsiona a divulgação do tema ‘Património e Clima’ – com a finalidade de reconhecer o potencial do património cultural na construção de uma ação climática inclusiva, transformadora e justa, através da salvaguarda de todos os tipos de património cultural contra os impactos climáticos adversos, da construção de respostas informadas a situações de desastre, da implementação de um desenvolvimento sustentável resiliente ao clima, numa perspetiva de equidade e justiça.

Contacto:
servicoeducativomuseus@tecnico.ulisboa.pt

Mais informações.
#dims2022