Data: 12 de novembro
Hora: 10h
Local: Salão Nobre, Técnico – campus Alameda
Como funciona um laboratório que pode viajar na palma da mão?
Já alguma vez visitaste um laboratório ou viste um na televisão? Agora imagina um laboratório que cabe na tua mão! É muito pequenino, mas faz tudo o que os laboratórios grandes fazem, e ajuda os cientistas a entender melhor a natureza e o nosso corpo.
No dia 12 de novembro de 2025, às 10h, ao vivo no Técnico – campus Alameda, teremos connosco Vânia Silvério, investigadora no INESC Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN) e Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, que vai guiar-nos pelas respostas a estas perguntas.
Biografia
Vânia Silvério é investigadora no INESC Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN), Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. É licenciada em Química Tecnológica pela Faculdade de Ciências e doutorada em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, ambos da Universidade de Lisboa. Também estudou na EPFL (Suiça), HSKL (Alemanha) e CMU (EUA). Especializou-se em microfluídica e no desenvolvimento e fabrico de laboratórios miniaturizados. Contribui ativamente para o avanço da microfluídica através da sua investigação e do desenvolvimento de normas internacionais, liderando também os grupos de trabalho na ISO e no CEN dedicados a esta área.
Sobre o Programa
“Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem.