Explica-me como se tivesse cinco anos – Alexandra Antunes

Facebook Live @tecnico.ulisboa.pt

Como se fazem poções mágicas? | 11h

Como se fazem poções mágicas?

Com caldeirão ou com um reactor químico? Com ingredientes exóticos, como asas de morcego, ou com moléculas? E o que é uma molécula? Um medicamento é uma poção mágica? E como se usam as moléculas para fazer medicamentos? O que acontece quando tomamos um medicamento? Como podemos tomar um medicamento de forma segura? No sábado, dia 24 de julho, às 11h no facebook do Técnico, teremos connosco Alexandra Antunes, investigadora do Centro de Química Estrutural e professora de Química no Instituto Superior Técnico, que vai guiar-nos pelas respostas a estas perguntas.

Enviem-nos as vossas questões – ou as das vossas crianças – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, até à véspera do programa ou coloquem a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook @tecnico.ulisboa.pt.

BIOGRAFIA
Alexandra M. M. Antunes é Investigadora Principal no Centro de Química Estrutural do Instituto Superior Técnico e Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Engenharia Química. É licenciada em Química, Mestre em Química Orgânica Tecnológica e Doutorada em Química. O seu trabalho de investigação está focado em perceber os mecanismos de toxicidade de moléculas. No âmbito deste trabalho, recebeu um prémio atribuído pelo “European Chemistry Industry Council”. Mais recentemente, tem-se dedicado também ao desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico, o que a levou a fundar a empresa Clarify Analytical.

SOBRE O PROGRAMA
Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas – mesmo à distância. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem. As conversas decorrem aos sábados, são transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever.

24 julho 2021, 11h-12h (Ep.21)
Alexandra Antunes, Centro de Química Estrutural (CQE).

Próxima edição
25 setembro 2021, 11h-12h
Inês Lynce, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID).

Edições anteriores disponíveis em explicame.tecnico.ulisboa.pt.

Este ciclo é uma iniciativa do “ComunicaCiência” – Grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Instituto Superior Técnico.

UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO COMUNICACIÊNCIA
Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL)
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC)
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC)
Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST)
Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)
Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)
Centro de Física Teórica das Partículas (CFTP)
Centro de Matemática e Aplicações (CEMAT)
Centro de Química Estrutural (CQE)
Centro para a Inovação no Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA)
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN)
Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)
Instituto de Telecomunicações (IT)
Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)
Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP).