O que acontece a um frigorífico depois de ir para o lixo?
O que será que lhe fazem? Conseguem separar partes? Trituram tudo aos bocadinhos? Vai tudo para um aterro ou será que conseguimos reutilizar ou reciclar alguns componentes? E que importância tem, para o planeta e para o nosso mealheiro, que o lixo não seja todo para deitar fora?
No sábado, dia 6 de novembro de 2021, às 11h, ao vivo no Campus do Técnico no Taguspark (Polo de Oeiras)* e em direto no Facebook do Técnico, teremos connosco Paulo Ferrão, investigador e presidente do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+) e professor no Instituto Superior Técnico, que vai guiar-nos pelas respostas a estas perguntas.
*Evento inserido no âmbito da programação do Dia Aberto do Campus do Técnico no Taguspark.
Enviem-nos as vossas questões – ou a das vossas crianças – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, até à véspera do programa ou coloquem a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook@tecnico.ulisboa.pt.
• Biografia
Paulo Ferrão é Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa e Presidente do IN+, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento. É membro da direção da associação EUREKA e ex-presidente da associação COST (European Cooperation in Science and Technology). Foi Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) entre 2016 e 2019, e Diretor do Programa MIT Portugal entre 1996 e 2016. É membro do Comité Consultivo Ambiental da Rolls-Royce. Tem desenvolvido atividade na área das “Cidades Sustentáveis”, tendo sido coautor de um livro publicado pela MIT Press, intitulado “Sustainable Urban Metabolism”. É membro do Conselho da Missão da Comissão Europeia sobre “Cidades Inteligentes e Neutras para o Clima” e colaborou com a “National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine” dos Estados Unidos, como membro da “Sustainability Roundtable”, do comité em “Sustainability Linkages in the Federal Government” e do comité “Pathways to Urban Sustainability: Challenges and Opportunities for the United States”. Liderou a componente de desenvolvimento urbano em dois projetos do ADB (Asian Development Bank), que deram origem à publicação “Urban metabolism of six Asian Cities”. A sua carreira científica inclui áreas como o “Diagnóstico a laser para combustão turbulenta”, “Sistemas Energéticos” ou “Ecologia Industrial”. Tem desenvolvido diversos contributos na área da Gestão de Resíduos, tendo sido coordenador da Estratégia Nacional de Gestão de Resíduos e do Plano Estratégico Municipal de Gestão de Resíduos de Portugal (PERSU 2020).
• Sobre o Programa
“Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas – mesmo à distância. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem. As conversas decorrem aos sábados, são transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever.
- 6 de novembro de 2021, 11-12h (Ep.23)
Paulo Ferrão, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+) - Próxima edição:
18 de dezembro de 2021, 11-12h (Ep.24)
Maria João Pereira, Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Este ciclo é uma iniciativa do “ComunicaCiência″ – Grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Instituto Superior Técnico.
Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL)
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC)
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC)
Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST)
Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)
Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)
Centro de Física Teórica das Partículas (CFTP)
Centro de Matemática e Aplicações (CEMAT)
Centro de Química Estrutural (CQE)
Centro para a Inovação no Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA)
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN)
Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR Lisboa)
Instituto de Telecomunicações (IT Lisboa)
Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)
Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP).