Explica-me como se tivesse cinco anos – Inês Lynce

Facebook Live @tecnico.ulisboa.pt

Como ensinamos um computador a resolver um cubo mágico? | sábado, 11h

Como ensinamos um computador a resolver um cubo mágico?

Será que podemos ensinar um computador a decifrar enigmas? E será que consegue resolver o cubo mágico melhor e mais depressa que nós? Como é que se ensina um computador a “pensar”?

No sábado, dia 25 de setembro, às 11h no facebook do Técnico, teremos connosco Inês Lynce, investigadora e presidente do INESC-ID e professora de Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico, que vai guiar-nos pelas respostas a estas perguntas.

Enviem-nos as vossas questões – ou as das vossas crianças – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, até à véspera do programa ou coloquem a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook @tecnico.ulisboa.pt.

BIOGRAFIA
Inês Lynce é atualmente professora catedrática no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, presidente do INESC-ID e codiretora do programa CMU Portugal. Realiza investigação há mais de 20 anos no campo da inteligência artificial, na área do raciocínio automático. As suas principais contribuições referem-se ao desenvolvimento de algoritmos de procura
para a solução de problemas práticos como a realização de horários ou a modelação de redes biológicas. É desde 2019 membro do grupo de Gender Balance do Técnico e desde 2020 membro do conselho editorial do Artificial Intelligence Journal.

SOBRE O PROGRAMA
Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas – mesmo à distância. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem. As conversas decorrem aos sábados, são transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever.

Ep. 22: Como ensinamos um computador a resolver um cubo mágico?
25 setembro 2021, 11h-12h
Inês Lynce, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)

A seguir:
Ep. 23
6 novembro 2021, 11-12h
Paulo Ferrão, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)

Edições anteriores disponíveis em explicame.tecnico.ulisboa.pt.

Este ciclo é uma iniciativa do “ComunicaCiência” – Grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Instituto Superior Técnico.

UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO COMUNICACIÊNCIA
Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL)
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC)
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC)
Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST)
Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)
Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)
Centro de Física Teórica das Partículas (CFTP)
Centro de Matemática e Aplicações (CEMAT)
Centro de Química Estrutural (CQE)
Centro para a Inovação no Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA)
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas
e Nanotecnologias (INESC MN)
Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)
Instituto de Telecomunicações (IT)
Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)
Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP).