O que é preciso para fazer um motor elétrico?
Como é que o podemos construir e pôr a funcionar? Como os podemos usar? De que forma devem ser montados? E, mais importante de tudo, como e porque é que tudo isso funciona? O que é que é verdadeiramente indispensável para pôr a mexer um motor elétrico?
Sábado, dia 20 de março, às 11h, no facebook do Técnico, teremos connosco Pedro Brogueira, investigador do Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA) e professor do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico que vai guiar-nos pelas respostas a estas perguntas enquanto constrói em direto um motor elétrico simples.
Enviem-nos as vossas questões – ou a das vossas crianças – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, até à véspera do programa ou coloquem a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook @tecnico.ulisboa.pt.
Biografia
Doutorado em Engenharia Física Tecnológica é Professor Catedrático do Departamento de Física do Técnico na área de Física da Matéria Condensada e Nanotecnologias. Os seus principais interesses de investigação focam-se na Microscopia de Força Atómica, materiais e dispositivos semicondutores, biomateriais, energia e detetores de Física de Partículas. É coautor de cerca de 180 artigos em revistas científicas internacionais, 2 livros de ensino, 20 vídeos emitidos na RTP, 3 exposições de ciência e uma ação de itinerância científica para o Ministério da Educação e Ciência. É ainda co-autor do referencial de competências-chave na área de Sociedade, Tecnologia e Ciência de nível secundário e de vídeos de ciência e tecnologia produzidos pelo programa ‘Mundo na Escola’ para o ensino secundário e pela ANEFA para a educação de adultos. Foi responsável pela área Física no âmbito do Núcleo de Cooperação do IST. Foi Coordenador dos Mestrados em Engenharia Física Tecnológica e em Engenharia Biomédica, Presidente do Departamento de Física do IST e Presidente do Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados. Recentemente, coordenou a Comissão de Análise do Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas do Técnico.
Sobre o programa
“Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas – mesmo à distância. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem. As conversas decorrem aos sábados, serão transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever.
“Explica-me como se tivesse cinco anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos”
20 março 2021 – Ep.17
Pedro Brogueira, Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA).
- Próxima edição
17 abril 2021 (Ep.18)
João Ventura, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+).
- Edições anteriores
E se eu quiser fazer um robot? | Ep.1
Isabel Ribeiro, Instituto de Sistemas e Robótica Técnico (ISR Lisboa)
O zero é um número par ou ímpar? | Ep.2
Ana Moura Santos, Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações -Técnico (CEAFEL)
O Universo tem fim? | Ep.3
Pedro Abreu, Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP)
O ar é de todos? | Ep.4
Marta Almeida, Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
Há vida noutros planetas? | Ep.5
Zita Martins, Centro de Química Estrutural (CQE)
Podem as máquinas pensar? | Ep.6
Arlindo Oliveira, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)
Será que um gato pode tornar um computador mais rápido? | Ep.7
Yasser Omar, Instituto de Telecomunicações (IT)
De que é feito o espaço? | Ep.8
Ricardo Schiappa, Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Qual é a cor do cavalo branco de Napoleão? | Ep.9
Ana Mourão, Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
Por que é que as moléculas gostam de namorar em espaços apertados? | Ep.10
Moisés Pinto, Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Porque é que a terra treme? | Ep.11
Mónica Amaral Ferreira, Centro de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)
Porque brilham os pirilampos? | Ep.12
Vasco Bonifácio, Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
De que coisas são feitas as coisas? | Ep.13
Ivo de Medeiros Varzielas, Centro de Física Teórica de Partículas (CFTP)
Qual é a luz mais brilhante que existe? | Ep.14
Gonçalo Figueira, Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
Porque é que os computadores são cada vez mais pequenos? | Ep.15
Susana Cardoso de Freitas, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN).
Como é que se escolhe o melhor caminho? | Ep.16
Tânia Ramos, Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST).
Mais sobre o programa em explicame.tecnico.ulisboa.pt.
Este ciclo é uma iniciativa do “ComunicaCiência” – Grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Instituto Superior Técnico.
UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO COMUNICACIÊNCIA
Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL)
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC)
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC)
Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST)
Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)
Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)
Centro de Física Teórica das Partículas (CFTP)
Centro de Matemática e Aplicações (CEMAT)
Centro de Química Estrutural (CQE)
Centro para a Inovação no Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA)
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN)
Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)
Instituto de Telecomunicações (IT)
Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade(CERIS)
Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP).