Eventos

Explica-me como se tivesse cinco anos – Tânia Ramos

Facebook Live @tecnico.ulisboa.pt

Como é que se escolhe o melhor caminho? | 11h

Como é que se escolhe o melhor caminho?
Para visitarmos várias cidades numa semana de férias? Ou para fazer as entregas das compras que encomendamos online? Ou para recolher todos os contentores de lixo e ecopontos espalhados pela cidade?

Sábado, dia 20 de fevereiro às 11h no facebook do Técnico, a investigadora do Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST) e professora do departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico Tânia Ramos vai ajudar-nos a perceber como é que os cientistas respondem a estas perguntas.

Envie-nos as vossas questões – ou a das vossas crianças – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, até à véspera do programa ou coloque a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook @tecnico.ulisboa.pt.

Biografia
Tânia Ramos é professora no Departamento de Engenharia e Gestão do IST e investigadora no Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST). É Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE-IUL, Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas e Doutorada em Engenharia e Gestão pelo IST-ULisboa. É especialista na área da Logística e a sua investigação foca-se na modelação e resolução de problemas reais relacionados com o planeamento de sistemas logísticos (em particular, sistemas de logística inversa) e com a definição de rotas de distribuição e/ou recolha. O setor dos Resíduos e o setor da Saúde são onde tem desenvolvido grande parte do seu trabalho de investigação, com forte colaboração com empresas e organizações da área.

SOBRE O PROGRAMA
Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas – mesmo à distância. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem. As conversas decorrem aos sábados, serão transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever.

Explica-me como se tivesse cinco anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos

  • Próxima edição
    20 de março 2021, 11h (Ep.17)
    Pedro Brogueira, Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)

Edições anteriores

  • E se eu quiser fazer um robot? | Ep.1
    Isabel Ribeiro, Instituto de Sistemas e Robótica Técnico (ISR Lisboa)
  • O zero é um número par ou ímpar? | Ep.2
    Ana Moura Santos, Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações -Técnico (CEAFEL)
  • O Universo tem fim? | Ep.3
    Pedro Abreu, Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP)
  • O ar é de todos? | Ep.4
    Marta Almeida, Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
  • Há vida noutros planetas? | Ep.5
    Zita Martins, Centro de Química Estrutural (CQE)
  • Podem as máquinas pensar? | Ep.6
    Arlindo Oliveira, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)
  • Será que um gato pode tornar um computador mais rápido? | Ep.7
    Yasser Omar, Instituto de Telecomunicações (IT)
  • De que é feito o espaço? | Ep.8
    Ricardo Schiappa, Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
  • Qual é a cor do cavalo branco de Napoleão? | Ep.9
    Ana Mourão, Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
  • Por que é que as moléculas gostam de namorar em espaços apertados? | Ep.10
    Moisés Pinto, Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
  • Porque é que a terra treme? | Ep.11
    Mónica Amaral Ferreira, Centro de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)
  • Porque brilham os pirilampos?  | Ep.12
    Vasco Bonifácio, Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
  • De que coisas são feitas as coisas? | Ep.13
    Ivo de Medeiros Varzielas, Centro de Física Teórica de Partículas (CFTP)
  • Qual é a luz mais brilhante que existe? | Ep.14
    Gonçalo Figueira, Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
  • Porque é que os computadores são cada vez mais pequenos? | Ep.15
    Susana Cardoso de Freitas, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN).

Este ciclo é uma iniciativa do “ComunicaCiência” – Grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Instituto Superior Técnico.

UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO COMUNICACIÊNCIA
Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL)
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC)
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC)
Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST)
Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)
Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)
Centro de Física Teórica das Partículas (CFTP)
Centro de Matemática e Aplicações (CEMAT)
Centro de Química Estrutural (CQE)
Centro para a Inovação no Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA)
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC ID-Lisboa)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN)
Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)
Instituto de Telecomunicações (IT-Lisboa)
Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)
Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP).

(Re)Ver sessões anteriores e/ou saber mais sobre o programa:
explicame.tecnico.ulisboa.pt.