Explica-me como se tivesse cinco anos – Susana Cardoso de Freitas

Facebook Live @tecnico.ulisboa.pt

Porque é que os computadores são cada vez mais pequenos? | 11h

Porque é que os computadores são cada vez mais pequenos?
Como é possível ler um código de barras se estiver tapado? Como saber se há corrente elétrica num fio sem apanhar um choque? Como é que há tantos sensores spintrónicos num carro e eu não sabia? Como se podem detetar bactérias com um chip spintrónico?

No sábado, dia 23 de janeiro de 2021, às 11h, teremos connosco Susana Cardoso de Freitas, investigadora no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN) e professora do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico que nos vai explicar o que é spintrónica e como isso nos dá resposta a todas estas perguntas – e outras. (Ep.15)

Envie-nos a sua pergunta – ou a dos seus filhos – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, até à véspera do programa ou coloque a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook @tecnico.ulisboa.pt.

BIOGRAFIA
Susana Freitas é investigadora no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN) e professora do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico. O seu trabalho de investigação é sobre filmes finos para nanoeletrónica e sensores magnéticos inovadores.
Várias vezes distinguida pelo seu trabalho em spintrónica e magnetismo, trabalha na interface entra a investigação académica e a produção comercial para o desenvolvimento de materiais, produtos e sistemas integrados para aplicações biomédicas, robóticas e industriais.

SOBRE O PROGRAMA
“Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas – mesmo à distância. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem.
As conversas decorrem aos sábados, com periodicidade quinzenal, serão transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever. Podem ser enviadas perguntas previamente por e-mail (indicando nome e idade, por escrito ou em áudio, para explicame@tecnico.ulisboa.pt) ou fazê-las em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook.

Explica-me como se tivesse cinco anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos

• Próxima edição
    20 de fevereiro 2021, 11h (Ep.16)
    Tânia Ramos, Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST)

Edições anteriores

• E se eu quiser fazer um robot? | Ep.1
    Isabel Ribeiro, Instituto de Sistemas e Robótica Técnico (ISR Lisboa)
  • O zero é um número par ou ímpar? | Ep.2
    Ana Moura Santos, Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações -Técnico (CEAFEL)
  • O Universo tem fim? | Ep.3
    Pedro Abreu, Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP)
  • O ar é de todos? | Ep.4
    Marta Almeida, Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
  • Há vida noutros planetas? | Ep.5
    Zita Martins, Centro de Química Estrutural (CQE)
  • Podem as máquinas pensar? | Ep.6
    Arlindo Oliveira, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)
  • Será que um gato pode tornar um computador mais rápido? | Ep.7
    Yasser Omar, Instituto de Telecomunicações (IT)
  • De que é feito o espaço? | Ep.8
    Ricardo Schiappa, Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
  • Qual é a cor do cavalo branco de Napoleão? | Ep.9
    Ana Mourão, Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
  • Por que é que as moléculas gostam de namorar em espaços apertados? | Ep.10
    Moisés Pinto, Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
  • Porque é que a terra treme? | Ep.11
    Mónica Amaral Ferreira, Centro de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)
  • Porque brilham os pirilampos?  | Ep.12
    Vasco Bonifácio, Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
  • De que coisas são feitas as coisas? | Ep.13
    Ivo de Medeiros Varzielas, Centro de Física Teórica de Partículas (CFTP)
  • 19 de dezembro, 15h
    Qual é a luz mais brilhante que existe? | Ep. 14
    Gonçalo Figueira, Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN).

Este ciclo é uma iniciativa do “ComunicaCiência” – Grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Instituto Superior Técnico.

Mais sobre o programa em explicame.tecnico.ulisboa.pt.

UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO COMUNICACIÊNCIA
Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL)
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC)
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC)
Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST)
Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)
Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)
Centro de Física Teórica das Partículas (CFTP)
Centro de Matemática e Aplicações (CEMAT)
Centro de Química Estrutural (CQE)
Centro para a Inovação no Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA)
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC)
Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)
Instituto de Telecomunicações (IT)
Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)
Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP).

(Re)Ver sessões anteriores e/ou saber mais sobre o programa: explicame.tecnico.ulisboa.pt.