A “II Innovation Lab Talk – The Megacities Logistics Challenge” é uma sessão de discussão e exploração sobre o Futuro da Logística que se realizará no dia 5 de dezembro de 2019, entre as 9h30 e as 13h.
Segundo a Organização das Nações Unidas, atualmente 55% da população mundial vive em áreas urbanas, uma percentagem que se espera aumentar em 68% em 2050 (dados ONU, 2018). Estima-se que, em 2030, existam cerca de 43 megacidades com mais de 10 milhões de habitantes.
Apesar de não se estimar que em Portugal alguma cidade venha a ter perto de 10 milhões de habitantes, muitos dos desafios logísticos que as principais cidades portuguesas enfrentam são semelhantes. Movimentar milhares de pessoas e bens de forma eficaz do ponto A ao ponto B numa base diária é um exercício complexo, de gestão financeira e de sustentabilidade.
Porque as pessoas que habitam nas cidades vivem em centros de inovação e tecnologia, existem elevadas expetativas de consumo e a procura de serviços logísticos é elevada existindo estudos que preveem que esta procura multiplique por 3 entre 2010 e 2050.
O Futuro da Logística passa por encontrar soluções para desafios crescentes que são enfrentados pelas Cidades, seja na chegada dos bens às cidades seja dentro dos seus próprios limites territoriais.
Venha participar nesta discussão informal, dê a sua opinião e ganhe insights sobre o que é que os especialistas desta temática acreditam ser o futuro.
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição (até dia 3 de dezembro).
Após a sessão de boas-vindas, a professora Ana Carvalho (DEG/CEG-IST) fará uma contextualização relativa ao “Futuro da Logística”.
Local: Sala do Rei, Estação Ferroviária do Rossio (Rua 1.º de dezembro, 133, Lisboa).