Iniciativa “Se eu fosse… engenheiro de estruturas”

Museu de Engenharia Civil, Campus Alameda/Museu e Igreja de São Roque

20 de janeiro, Museu de Engenharia Civil, Campus Alameda (10h) / Museu e Igreja de São Roque (15h)

Data: 20 de janeiro
Local: Museu de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda (10h) / Museu e Igreja de São Roque (15h)
Mais informações e inscrições

«Iniciativa organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em parceria com o Instituto Superior Técnico.

Os edifícios podem ser construídos para resistir aos sismos? Sim! Para tal é necessário intervir nos edifícios antigos antes que ocorra um sismo, para evitar danos graves e projetar os novos de uma forma inteligente.

As visitas serão divididas em dois momentos e dois espaços, e têm como finalidade colocar em diálogo as diferentes perspetivas que podemos ter de um mesmo ofício, consoante o contexto em que nos encontramos.

Começaremos no Museu de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, para perceber como se comportam as estruturas, quais os efeitos de um sismo e o que podemos fazer para minimizar os danos.

Na segunda parte da atividade, iremos à Igreja de São Roque, espaço construído no século XVI que resistiu ao terramoto de 1755, graças ao seu projeto de engenharia».