IST Distinguished Lecture – Anne L’Huillier (Prémio Nobel da Física 2023)

Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda

Dia 27 de maio, às 17h30, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda

Data: 27 de maio
Hora: 17h30
Local: Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda

«A Prof.ª Anne L’Huillier (Universidade de Lund, Suécia), uma das vencedoras do Prémio Nobel da Física 2023, será a oradora da próxima IST Distinguished Lecture, com o título “The route to attosecond pulses”, co-organizada pelo Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear e pelo Departamento de Física do Instituto Superior Técnico.

Resumo:
When an intense laser interacts with a gas of atoms, high-order harmonics are generated. In the time domain, this radiation forms a train of extremely short light pulses, of the order of 100 attoseconds. Attosecond pulses allow the study of the dynamics of electrons in atoms and molecules, using pump-probe techniques. This presentation will highlight some of the key steps of the field of attosecond science.

A Investigação de Anne L’Huillier, simultaneamente experimental e teórica, está centrada na geração de harmónicos de ordem elevada em gases e nas suas aplicações. No domínio do tempo, esses harmónicos correspondem a uma série de impulsos de luz extremamente curtos, na região espectral do ultravioleta extrema e com duração de algumas dezenas ou centenas de attossegundos. A sua investigação tem sido focada no desenvolvimento e optimização de fontes de attossegundos e no uso dessa radiação para o estudo da dinâmica ultrarrápida de electrões.

As fontes de luz de attosegundo podem ser projectadas para diferentes objetivos, por exemplos para a criação de impulsos laser de alta intensidade para experiências em óptica não-linear to tipo “pump-probe” ou para fontes a alta taxa de repetição para aplicações em física de matéria condensada. Outra área de investigação activa de Anne L’Huillier e da sua equipa é o estudo da dinâmica eletrónica de sistemas atómicos, na sequência de um evento de fotoionização induzido pela absorção de um impulso de luz de attossegundos.

Em 2023 recebeu o Prémio Nobel de Física, juntamente com Ferenc Krausz e Pierre Agostini, pelo desenvolvimento de métodos experimentais que geram impulsos de luz de attossegundos para o estudo da dinâmica de electrões na matéria. Ao longo da sua prestigiada carreira recebeu muitos outros prémios e distinções, sendo uma figura de destaque na física contemporânea.»