Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa

Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa

Dia 25 de junho, das 14h30 às 19h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa

Data: 25 de junho
Hora: Das 14h30 às 19h30
Local: Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa
Mais informações: Site Oficial I Inscrições

«As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa têm lugar no dia 25 de junho, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Com a crescente presença das tecnologias digitais no nosso quotidiano, a IA emerge como uma força transformadora que está a revolucionar a forma como trabalhamos, comunicamos e interagimos. Estas Jornadas servirão como um espaço de diálogo interdisciplinar, onde se discutirão as implicações multifacetadas da IA no trabalho. Ao mesmo tempo que abraçamos as oportunidades proporcionadas pela IA, é fundamental considerar as suas consequências éticas, sociais e económicas. Questões como o impacto na educação, emprego, governança e sociedade serão abordadas, incluindo a necessidade de mudanças nas políticas educativas, a preparação dos diplomados para o mercado de trabalho e o papel humano no futuro do trabalho.

Serão debatidas diversas perspetivas sobre o uso da IA em várias áreas profissionais, desde as artes às tecnologias, passando pelas suas consequências na inovação e desafios éticos. Através de uma conferência de abertura, um painel de discussão e uma sessão interativa, estas Jornadas visam promover o debate num mundo em que a IA impulsiona o progresso, promove o bem-estar e aumenta a eficiência, ao mesmo tempo que se pretende garantir um desenvolvimento inclusivo e sustentável.

As Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa têm, no fecho do seu programa, a Cerimónia de entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos