Eventos

Lançamento do livro “Stochastic Processes. Theory, Examples & Exercises” | IST Press

Museu de Engenharia Civil, Campus Alameda

Dia 22 de maio, às 17h30, no Museu de Engenharia Civil, campus Alameda

Data: 22 de maio
Local: Museu de Engenharia Civil, Campus Alameda

«No próximo dia 22 de maio, às 17h30, terá lugar no Museu de Engenharia Civil a sessão de lançamento do livro “Stochastic Processes. Theory, Examples & Exercises”, da autoria de Manuel Cabral Morais, editado recentemente pela IST Press.

A obra será apresentada por António Pacheco Pires, Professor Catedrático do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico.

Este é o primeiro volume da nova coleção da IST Press, denominada “Yellow Series | Science & Technology Series”, que tem como objetivo pôr à disposição dos alunos avançados, textos de elevada qualidade científica e pedagógica nas áreas da engenharia, ciência e tecnologia, em língua inglesa.

O livro pretende ser um manual introdutório a uma área central e ativa da Matemática Aplicada, os Processos Estocásticos, explicando a teoria com clareza e demonstrando como pode ser aplicada para resolver problemas concretos. Apesar de matematicamente rigoroso, o livro evita qualquer sofisticação matemática desnecessária, tornando-o adequado para estudantes de licenciatura e pós-graduação em Matemática, Informática, Engenharia e Gestão.

Uma particularidade deste “livro-caderno” é a estrutura dos seus exercícios, que surgem distribuídos estrategicamente ao longo do texto, com espaços para preencher. Esta caraterística, comum ao livro “Probabilidades e Estatística. Teoria, Exemplos & Exercícios”, do mesmo autor, ajuda os alunos a parar e a refletir sobre o que acabaram de ler, incentivando-os a envolverem-se ativamente no processo de aprendizagem.

A entrada é livre, mas condicionada à lotação máxima do espaço.

Contacto: ist-press@tecnico.ulisboa.pt | Tel: 21 841 76 86»