Eventos

MasterTalk do Técnico – Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos

Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda

Dia 21 de maio (a confirmar), às 17h15, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico

Data: 21 de maio (a confirmar)
Hora: 17h15
Local: Centro de Congressos, Campus Alameda, Pavilhão de Civil (Piso -1)
Participar: mediante Inscrição (gratuita)

Conhecer os mestrados do Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos do Técnico, os professores, os estudantes e todas as oportunidades que se abrem quando se vem estudar para o Técnico.

Programa:

17h15 | Abertura de portas
17h30 | Palestra: Leonardo Azevedo (30min + questões)
18h30 | Conhecer os cursos com estudantes, professores e oportunidades (apoios, bolsas, internacionalização)
19h30 | Fim do evento

Palestra:

Os recursos minerais e energéticos fazem parte do nosso dia-a-dia e são centrais para a transição energética e digital verdes. Estes recursos estão escondidos debaixo dos nossos pés a poucos metros ou a quilómetros de profundidade, e a sua caracterização e modelação é um desafio que exige métodos computacionais avançados que integram inteligência artificial e ciência de dados. Através de exemplos de projetos de investigação e de projetos de alunos desenvolvidos no Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos vamos explorar como a sustentabilidade também passa por conhecermos melhor o planeta que pisamos.

Leonardo Azevedo é professor associado do Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa e é atualmente o Coordenador do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA). Os seus interesses de investigação estão relacionados com o desenvolvimento de novos métodos para a modelação computacional da Terra a diferentes escalas combinando geofísica e métodos de ciência de dados experimentais. É autor de mais de 60 publicações em revistas internacionais e em 2022 foi recebeu com dois prémios internacionais atribuídos a investigadores com menos de 35 anos pelas suas contribuições em áreas relacionadas com geofísica e as geociências.

No Técnico, lecciona disciplinas relacionadas com o processamento, interpretação e modelação de dados geofísicos e de ciência de dados espaciais.

Mestrados do Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos:

Mais sobre as MasterTalks:

Da Engenharia à Arquitetura, de Aeroespacial à Bioengenharia, da Física Tecnológica a Civil, da Eletrónica à Química, dos Recursos Naturais à Informática, da Gestão às Tecnologias Nucleares, passando pela Matemática, no Instituto Superior Técnico há 33 mestrados à tua espera.

Todos os meses, podes vir conhecer os professores, projetos de estudantes e todas as oportunidades que há para quem estuda connosco. Sempre às quintas feiras, às 17h15, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Programa completo