Modelo de Ensino Técnico 2021: Mesa Redonda e Debate

Técnico - Campus Alameda

O Técnico desencadeou no início de 2018 um processo de reflexão sobre o seu modelo de ensino e práticas pedagógicas, de modo a formar engenheiros mais capazes de antecipar, intervir e responder aos desafios futuros. A análise efetuada à realidade interna do Técnico, aos contextos profissionais emergentes e às tendências de educação em engenharia apontaram de forma clara para a necessidade de dotar a Escola de um novo modelo de ensino.

O modelo Técnico 2021 assenta nas seguintes traves mestras: (i) formação fundamental com rigor académico, fluência digital e de elevada qualidade; (ii) modelos pedagógicos ativos e que privilegiam a avaliação contínua; (iii) currículos flexíveis, com corresponsabilização dos alunos pelas opções curriculares; (iv) aprendizagem em ambiente colaborativo, interdisciplinar e multicultural, com integração efetiva de contributos de empresas e centros de investigação; (iv) aprendizagem adaptada a contextos de imprevisibilidade, incerteza e de indefinição de objetivos; (v) estímulo da criatividade, inovação e empreendedorismo; (vi) forte exposição ao pensamento societal e ao objetivo de criação de valor; e (vii) adequação entre o modelo de ensino e os recursos humanos, as infraestruturas e a carga horária. A colocação em prática destas ideias pressupõe a implementação de um conjunto definido de medidas que se agrupam em três vertentes: (1) Estrutura curricular, organização e filosofia; (2) Práticas pedagógicas; e (3) Recursos humanos e materiais e modelo de gestão docente.

O Técnico confronta-se, assim, com uma oportunidade única para renovar os curricula, as práticas pedagógicas e o contexto em que ensina os seus alunos. A adoção do modelo Técnico 2021 permitirá ainda aumentar a singularidade do Técnico no panorama do ensino da Engenharia em Portugal e reforçar a atratividade internacional de alunos, investigadores e docentes. Trata-se certamente de um enorme desafio, não isento de dificuldades e obstáculos, que exigirá de todos grande empenho, esforço e entusiasmo. Mas é também uma tarefa à altura dos pergaminhos do Técnico, que mudará o modo de operar da Escola por muitos anos. Mais do que uma necessidade, e dado o seu passado e presente, o Técnico tem a responsabilidade perante os seus alunos, a sociedade e o País de assumir um papel de vanguarda na reforma do ensino da Engenharia em Portugal.

No âmbito do processo de discussão pública no Técnico do relatório CAMEPP (Comissão de Análise ao Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas do IST) e do modelo Técnico 2021, no próximo dia 23 de novembro, pelas 11h, terá lugar uma sessão pública de apresentação e discussão.

• Abertura
  • Resumo do modelo Técnico 2021
  • Mesa redonda (Eduardo Marçal Grilo, António Feijó, Isabel Vaz, Gonçalo Azevedo); moderadora: Isabel Sá-Correia)
  • Debate aberto com a assistência.

Local: Grande Auditório, Centro de Congressos do IST (Pavilhão de Civil, pisos 01 e 02) .