Sessão ajuda a esclarecer dúvidas em torno do novo modelo de ensino e práticas pedagógicas

A adesão dos estudantes e a intervenção ativa comprovaram a pertinência do evento, revelando-se o mesmo essencial para ajudar a erradicar algumas dúvidas em torno do processo.

Decorreu na passada segunda-feira, 1 de julho, uma sessão de esclarecimento dinamizada pelos alunos do Conselho Pedagógico (CP) que teve como intuito divulgar, junto dos estudantes, as mudanças que se iniciam agora na escola no seguimento da aplicação do novo Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas em 2021/22. A plateia encheu-se de alunos curiosos por saber mais acerca do futuro do Técnico e sobre as implicações destas alterações nos seus percursos académicos.

Francisca Simões, vice-presidente aluna do Conselho Pedagógico, começou por recordar o ponto de partida de todo o processo, o trabalho realizado pela Comissão de Análise ao Método de Ensino e Práticas Pedagógicas do Técnico (CAMEPP), bem como os doze pontos-chave que estão na base do novo modelo de ensino, passando em revista o trabalho que tem sido realizado então pelos Órgãos de Escola. Uma explicação mais profunda acerca daquelas que serão as principais alterações no que toca à calendarização das atividades letivas e à estrutura geral dos cursos ficou a cargo de Margarida Rodrigues e Pedro Ramos, alunos membros da Comissão Executiva do Conselho Pedagógico.

Seguiu-se a intervenção ativa da plateia que vinha comprovar a pertinência da sessão. Além da exposição de várias questões, assistiu-se também à partilha de experiências com origem nos diversos cursos do Técnico. A creditação de atividades extracurriculares, a transição entre o atual e o novo modelo de ensino e o papel dos alunos de doutoramento como novos atores de ensino foram alguns dos tópicos em foco. A discussão contou ainda com alguns esclarecimentos do Professor António Rodrigues, vice-presidente do Conselho Pedagógico.

A sessão terminou com um apelo dos membros do Conselho Pedagógico para a importância da participação ativa de todos os estudantes ao longo do processo, uma vez que serão eles os principais destinatários do processo e elementos essenciais nesta mudança.

No balanço da sessão, Margarida Rodrigues, uma das alunas que integra a Comissão Executiva do Conselho Pedagógico explica que de forma geral os alunos demonstram “algum receio”, naturalmente associado a qualquer mudança. Ainda assim, a aluna partilha que “os alunos se mostraram bastante interessados acerca das mudanças que se avizinham, reconhecendo a sua importância para o futuro da escola”.

A documentação relativa ao novo Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas pode ser consultada na página do Conselho Pedagógico.