Noite Europeia dos Investigadores 2021

Live & Online

Como pode a Ciência contribuir para o conhecimento sobre as causas e efeitos das alterações climáticas e para a neutralidade do clima até 2050?

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa da Comissão Europeia, com o apoio do Programa Marie Skłodowska-Curie, que pretende celebrar a Ciência com mostras dinamizadas por cientistas para a sociedade civil. Esta celebração é o culminar de uma série de atividades que ocorrem ao longo do ano em várias cidades europeias.

Em 2021 a Noite dos Investigadores (NEI2021) terá lugar no dia 24 de setembro, em toda a Europa. As atividades do consórcio, como demonstrações, palestras, workshops, entre outras, subordinadas ao tema “Ciência para o Clima”, decorrerão entre as 16 e as 23h, em formato híbrido, i.e., com uma versão reduzida de atividades presenciais e um programa paralelo totalmente online.

O Técnico participa no programa de atividades desenvolvidas pelos parceiros que integram o consórcio liderado pela Universidade de Lisboa, através do MUHNAC (Museu Nacional de História Natural e da Ciência), no âmbito do projeto SCICLI (Science for Climate).

Damos-lhe a conhecer as atividades em que o Instituto Superior Técnico está envolvido, através das suas unidades de investigação próprias ou associadas:

• Conhecer os riscos é essencial para estarmos preparados Jogo, Apps e Desafios
      Organizado por: Instituto Superior Técnico /CERIS e INESC-ID
      Área temática: Arquitetura, Artes e Design, Ciências Naturais e do Ambiente, Tecnologias.
    • Gostavas de te apaixonar pela ciência e não sabes como? | Conversas & Controvérsias, EM DIRETO
      Organizado por: Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares – Instituto Superior Técnico.
      Área temática: Ciências da Saúde, Ciências Naturais e do Ambiente, Física / Química.
    • História analítica das águas que se misturam com o azeite e que se tingem de preto com galhas! |  Demonstrações, EM DIRETO, Vídeos sobre Projetos
      Organizado por: Instituto Superior Técnico | Universidade de Lisboa.
    • Sabias que a física de partículas estuda o limite do infinitamente pequeno, usando tecnologia de ponta que pode também ser usada no dia a dia e procura tornar o nosso mundo mais sustentável? | Visitas virtuais a grandes experiências do LHC (Large Hadron Collider)
      Organizado por: Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP).
      Área temática: Física / Química, Tecnologias.
    • Sabes como os satélites ajudam a saber que tempo faz na Terra?  | Quizzes
      Organizado por: INESC-ID
      Área temática: Tecnologias.

No Programa online da NEI2021 poderá encontrar informação mais detalhada sobre cada uma das atividades enunciadas.

Complementarmente, no dia 21 de setembro vai realizar-se o Dia Aberto da NEI2021 para as Escolas (virtual). A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

· Público-alvo: estudantes do Ensino Básico (do 1.º ao 3.º ciclo) e do Ensino Secundário.

Mais informações.