NEI 2017 – Noite Europeia dos Investigadores: Ciência no Dia-a-Dia

No próximo dia 29 de setembro, são várias as unidades de investigação do Técnico que participarão na 5ª edição da Noite Europeia dos Investigadores, uma noite de convívio entre a comunidade científica e a sociedade civil, associando-se ao Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Diferentes temáticas, como Produção de Energia, Inteligência Artificial e Robótica, serão abordadas em debates, conversas, workshops, instalações artísticas, experiências, demonstrações, e módulos interativos. Entre as 18:30 e as 02:00 h, terá a oportunidade única de ficar à conversa com investigadores e descobrir a investigação que se faz em Portugal.

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID) apresentará demonstrações de vários projetos em sistemas de língua falada, como o Vithea, jogos para o ensino de português, e as personagens virtuais Catarina, Edgar, Filipe; demonstrações em realidade virtual com aplicações policiais ou médicas com os projetos RAGEIT-Medex; e o projeto TRACE com a app Biklio, para os utilizadores de bicicleta como meio de transporte.

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias (INESC-MN) vai ter uma banca com experiências que demonstram vários sistemas micro e nanofabricados, como sensores óticos e magnéticos, e sistemas lab-on-chip.

O Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) participa com o tópico “Fusão Nuclear: Energia do Futuro”. A fusão nuclear permitirá produzir eletricidade de forma limpa e com recurso a combustíveis inesgotáveis, replicando o processo que ocorre no interior das estrelas.

O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) mostrará alguns dos seus robôs em operação e interação com o público. Entre outros, serão demonstrados três robôs: o Gasparzinho, na sua versão de robô móvel de serviço para ambientes domésticos, denominado SocRob@Home; o Vizzy, um robô humanoide sobre rodas, usado em robótica de assistência; e o Medusa Deep Sea, um robô submarino autónomo para exploração do mar profundo.

A entrada no Pavilhão do Conhecimento é gratuita. | Programa (completo)

O Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em colaboração com o Núcleo de Física (NFIST) e antigos alunos do Técnico, assegurará o programa do Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, entre as 20:30 e as 00:30 h. A entrada no Planetário é igualmente livre e gratuita.

Apoie os nossos investigadores em mais um evento nacional de divulgação de ciência.

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) da Universidade de Lisboa participará também nesta iniciativa através de diferentes atividades.

Destaca-se, ainda, a participação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) nesta iniciativa.

Esta comemoração terá lugar em outras instituições científicas, museus e centros de ciência em diferentes pontos do país.