Eventos

Palestra Técnico+ “5G: Influência da Tecnologia na Exposição às Radiações Eletromagnéticas”

Presencial e Online

No próximo dia 27 de outubro, entre as 18:00 e as 19:00, o Técnico+ irá organizar a palestra “5G: Influência da Tecnologia na Exposição às Radiações Eletromagnéticas”, em formato híbrido, na qual será abordada a questão da exposição a radiações eletromagnéticas em sistemas de comunicações.

Local: Técnico – Campus Alameda, Torre Norte (sala EA1)

Disponibilidade de transmissão via Zoom, sujeita a inscrição prévia.

Acerca do Evento:
Começa-se por abordar a questão de exposição a radiações eletromagnéticas em sistemas de comunicações. Seguidamente, descreve-se as diferenças do sistema de 5ª Geração (5G) com os de gerações anteriores. Embora a interface rádio do 5G tenha muitas semelhanças com a geração anterior, a utilização de antenas ativas/adaptativas na banda de 3.6 GHz introduz diferenças que têm que ser tomadas em consideração. Também a utilização de torres por múltiplos operadores dever ser analisada. Por último, perspetiva-se o futuro do 5G, nomeadamente no que diz respeito a novas bandas de frequências (ondas milimétricas).

Sobre o Orador:
Luis M. Correia é Doutorado em Engenharia Eletrotécnica pelo IST, onde é professor na área de comunicações móveis e sem fios, desenvolvendo a atividade de investigação no INESC-ID/INOV. Tem feito consultoria para operadores de comunicações móveis, além da ANACOM e de outras entidades públicas e privadas, e fez parte do Conselho de Administração da EID.

Participou em 32 projetos europeus de vários programas-quadro, tendo coordenado 6. Orientou mais de 220 estudantes de Mestrado e Doutoramento. Publicou mais de 500 artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais. Lecionou mais de 60 cursos de formação profissional para instituições estatais e empresas e para estudantes de doutoramento a níveis nacional e internacional. Fez parte de mais de 70 comités de avaliação de projetos e de instituições para a Comissão Europeia e agências de financiamento de 12 países. Teve responsabilidade de Presidente de Conferência, do Comité Técnico e do Comité Consultivo de mais de 20 grandes conferências internacionais.

É Professor Honorário da Universidade Técnica de Gdansk (Polónia) e recebeu o Prémio por “liderança na área de propagação em comunicações móveis e sem fios” da EURAAP em 2021.

Mais informações.