Eventos

Técnico+ Expert Talks: Aspetos das Radiações no 5G – Sociedade, Tecnologia e Comunicação

via Zoom

Webinar gratuito com inscrição prévia.

Neste seminário vamos falar dos aspetos sociais, sociológicos e comunicacionais do 5G, bem como dos aspetos tecnológicos do mesmo.

Webinar gratuito com inscrição prévia.

Agenda

17h00 – Abertura, professor Luis Neves, Presidente da Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações – SPPC, Universidade de Coimbra)
17h10 -­ “Aspetos sociais, sociológicos e comunicacionais do 5G”, professora Rita Espanha, Iscte – Instituto Universitário de Lisboa
17h40 – “Aspetos Tecnológicos do 5G”, professor Luis M. Correia, IST – Universidade de Lisboa
18h10 – Painel
18h30 – Encerramento

ORADORES

• Luís Neves: Doutorado em Mineralogia, Petrologia e Geoquímica pela Universidade de Coimbra, onde é professor catedrático do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Integra a Unidade de Investigação CITEUC (Centro de Investigação da Terra e do Espaço), sendo elemento do Laboratório de Radioatividade Natural, área na qual tem exercido investigação ao longo dos últimos 25 anos, com especial ênfase no estudo do gás radão. É autor de mais de uma centena de artigos científicos publicados em revistas da especialidade, tendo contribuído para o recentemente publicado European Atlas of Natural Radiation. Preside à Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações (SPPCR) desde 2014 e é membro do grupo de peritos do Artigo 37 do Tratado Euratom, por indicação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Foi Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, entre 2011 e 2019, e exerce atualmente os cargos de Vice-Reitor e Administrador da mesma Universidade.
  • Rita Espanha: Doutorada em Sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde é professora, nos 3 ciclos de estudo, e investigadora integrada no Cies_Iscte. É Diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação do ISCTE-IUL, Coordenadora Erasmus do Departamento de Sociologia e membro do Grupo de Missão Iscte-Health. Desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da “Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde”, “Literacia em Saúde”, “Gerações e Tecnologia de Comunicação” e “Participação Política na Era Digital”. É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal. Nas suas pesquisas no campo da Comunicação e Saúde destacam-se as coordenações dos projetos “A Promoção da Literacia em Saúde nos Media: O Caso Português” (2016-2018) em colaboração com o MediaLab_Iscte, “ILS–P – Inquérito à Literacia em Saúde em Portugal” (apoiado pela FCG, Programa Gulbenkian Inovar em Saúde – 2013-2015), e Projeto SER – A Saúde em Rede – projeto apoiado pela FCG, Serviço de Saúde e Desenvolvimento Humano (2010-2013). É Associated Editor da revista Observatório , membro do Comité Científico de Edicciones-InCom-UAB e do Comité Editorial da Revista de Comunicación y Salud. Participa na rede de investigação “World Internet Project (USC Annenberg)”.
  • Luís M. Correia: Doutorado em Engenharia Eletrotécnica pelo IST, onde é Professor na área de comunicações móveis e sem fios, desenvolvendo a atividade de investigação no INESC-ID/INOV. Tem feito consultoria para operadores de comunicações móveis, além da ANACOM e de outras entidades públicas e privadas, e fez parte do Conselho de Administração da EID. Participou em 32 projetos Europeus de vários programas-quadro, tendo coordenado 6. Orientou mais de 220 estudantes de Mestrado e Doutoramento. Publicou mais de 500 artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais. Lecionou mais de 60 cursos de formação profissional para instituições estatais e empresas e para estudantes de doutoramento a níveis nacional e internacional. Fez parte de mais de 70 comités de avaliação de projetos e de instituições para a Comissão Europeia e agências de financiamento de 12 países. Teve responsabilidade de Presidente de Conferência, do Comité Técnico e do Comité Diretor em mais de 20 grandes conferências internacionais. É Professor Honorário da Universidade Técnica de Gdansk (Polónia) e recebeu o Prémio por “liderança na área de propagação em comunicações móveis e sem fios” da European Association on Antennas and Propagation (euroApp) em 2021.