Professor Luís Oliveira e Silva condecorado pelo Presidente da República

Palácio de Belém

A cerimónia de condecoração decorrerá no Palácio de Belém, pelas 18 horas de sexta-feira.

O professor Luís Oliveira e Silva, docente do Departamento de Física e presidente do Conselho Científico do Técnico, será condecorado esta sexta-feira, pelo Presidente da República, como Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública.

A cerimónia decorrerá no Palácio de Belém pelas 18 horas de dia 29 de julho e será aberta ao público.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tinha anunciado a condecoração do professor na cerimónia comemorativa do 105.º aniversário do Técnico. Na altura, o presidente referiu que englobava “nesta condecoração, todos quanto fazem o espírito e vivência desta escola”. “Na sua pessoa [de Luís Oliveira e Silva], se saúda o presente e se olha para o futuro.”

Luís Oliveira e Silva é, desde 2010, professor catedrático do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, onde concluiu a licenciatura e doutoramento. Foi Postdoctoral Fellow na Universidade da Califórnia – Los Angeles entre 1997 e 2001, e desenvolve a sua atividade de investigação no GoLP – Grupo de Lasers e Plasmas do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear.

Em março deste ano, o professor recebeu uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC) no valor de 1,95 milhões de euros para “explorar os mecanismos que permitem a conversão de luz laser em matéria e antimatéria”. Em 2010, Luís Oliveira e Silva tinha conseguido o mesmo feito, obtendo na altura uma bolsa avançada (advanced grant) no valor de 1,6 milhões de euros. Este tipo de bolsas do Conselho Europeu destinam-se a líderes científicos, considerados excecionais, para o desenvolvimento de projetos de investigação na Europa.

A Ordem da Instrução Pública, atribuída pelo Presidente da República, destina-se a galardoar altos serviços prestados à causa da Educação e do Ensino.