Professor Luís Oliveira e Silva condecorado pelo Presidente da República

O presidente do Conselho Científico foi distinguido com o grau de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública.

O professor Luís Oliveira e Silva, docente do Departamento de Física e presidente do Conselho Científico do Técnico, foi condecorado com o grau de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública, na última sexta-feira, pelo Presidente da República.

Na cerimónia, que decorreu no Palácio de Belém, foram também condecorados outros dois professores – o matemático Eduardo Veloso (Comendador) e o médico António Vasconcelos Tavares (Grande Oficial) -, sublinhando a importância do ensino, da investigação e da Academia. “O que faz as nações grandes é o conhecimento”, referiu o Presidente da República.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, os três homens, “através de percursos diversos, enriqueceram a Ciência e a Academia em Portugal”. Na pessoa de Luís Oliveira e Silva, o Presidente distinguiu “um percurso cientificamente notável, no plano interno e internacional, que cobre a investigação, a inovação, a criatividade, mas não fica por aí”. “Aceita ainda a incumbência de presidir a um órgão tão complexo como é o Conselho Científico de uma das escolas, (…) se não a mais, impressivamente qualificada que [pude] contactar ao longo da vida.”

“Aqui, o galardão é um galardão à carreira passada, mas também um incentivo à carreira futura”, concluiu.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha anunciado a condecoração na cerimónia comemorativa do 105.º aniversário do Técnico. Na altura, o presidente referiu que englobava “nesta condecoração, todos quanto fazem o espírito e vivência desta escola”. “Na sua pessoa [de Luís Oliveira e Silva], se saúda o presente e se olha para o futuro.”