Técnico+ Expert Talk: Porque é que a inovação é tão importante?

via Zoom

Webinar gratuito, sujeito a inscrição prévia.

Anuncia-se a realização de mais um seminário no âmbito da série “Técnico+ Expert Talks”‚ promovida pelo Técnico+, a escola de formação pós-graduada e profissional do Instituto Superior Técnico.

• 1 de setembro, quarta-feira, 18h – Online

• Oradores: prof. doutora Joana Mendonça e eng.º João Picoito.

• Título: “Porque é que a inovação é tão importante?

Resumo

• Neste webinar iremos abordar o papel da inovação na economia e no crescimento económico e a sua importância para a competitividade. Iremos olhar para o posicionamento das empresas em Portugal e das medidas de performance de inovação.
    Falaremos das alterações nos movimentos de globalização, e nas oportunidades para a Europa do re-shoring, contemplando o papel estratégico na inovação neste processo. Neste contexto, falaremos ainda da economia digital e o seu papel na atual revolução.

Sobre os Oradores

• Joana Mendonça é professora associada no Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico (IST). Desenvolve investigação no Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+), onde dirige o Laboratório de Gestão de Tecnológica e Políticas Públicas. É cocoordenadora do Mestrado em Engenharia e Gestão de Inovação e Empreendedorismo e do programa Doutoral em Engenharia e Políticas Públicas. Integra a direção científica da parceria internacional Carnegie Mellon Portugal desde 2014 e é coordenadora científica no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA) desde 2018. Foi assessora do Ministro da Economia para a Inovação em 2016. Obteve o seu doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial no IST, Universidade de Lisboa, em 2009. Tem o mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia pelo IST e a licenciatura em Química Tecnológica pela Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa.
  • João Picoito é sócio fundador da P&A. Membro do Conselho da Diáspora Portuguesa e Líder da Transição Digital na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT). Até 2019 ocupou vários cargos executivos internacionais de Vice-Presidênica na Nokia, com responsabilidade de P&L (Profit & Loss) na Europa, América Latina e Ásia. Durante este período, liderou equipas de milhares de engenheiros de Telecomunicações em mais de quarenta países. Foi por mais de uma década administrador da Siemens Portugal e responsável pela criação de vários centros de I&D em Portugal. No início da sua carreira, na Siemens AG em Munique, teve a oportunidade de contribuir para as primeiras normas digitais europeias do European Telecommunications Standards Institute (ETSI). Coordenou, na COTEC Portugal (Associação Empresarial para a Inovação), a equipa que definiu as normas portuguesas de inovação NP4457 e NP4458. Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e teve Formação Executiva pela European School of Management and Technology (ESMT), em Berlim, e pelo Siemens Global Leadership Center Feldafing, Munique.

Webinar gratuito, sujeito a inscrição prévia.

Mais informações.