Verão na ULisboa 2024

Data: De 1 a 12 de julho
Local: Técnico – campus Alameda e polo de Oeiras
Mais informações: Site Oficial

«O Verão na ULisboa é uma iniciativa anual da Universidade de Lisboa (ULisboa) que pretende dar a conhecer e experimentar a vida académica e oferecer diversas atividades de ciência a estudantes do Ensino Básico e Ensino Secundário, numa semana dedicada a cada ciclo.

Este ano as atividades decorrerão de 1 a 5 de julho para estudantes do Ensino Secundário e de 8 a 12 de julho para estudantes do 3.º Ciclo.

Todas as atividades serão realizadas no campus Alameda e polo de Oeiras, com exceção do evento que se realizará no Estádio Universitário de Lisboa e que decorrerá numa tarde de cada semana, onde se reunirão todos os participantes das Escolas da ULisboa.

As atividades serão preparadas e dinamizadas por núcleos de estudantes, unidades de investigação e/ou departamentos do Técnico.»

Semana 1 – De 1 a 5 de julho

Atividades programadas (campus Alameda):

Contra a força (não) há resistência… (Associação dos Estudantes de Engenharia Civil do Técnico – Fórum Civil); À descoberta do subsolo que pisamos (Departamento de Engenharia em Recursos Minerais e Energéticos – DER); Biopólio – o Monopólio da engenharia (IST-IEEE Student Branch/EMBS e WiE); Garra Hidráulica (Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica – Fórum Mecânica); Unicórnio por um Dia (JUNITEC – Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico); BanaNEEC (Núcleo de Estudantes de Electrotecnia e Computadores – NEECIST); Isolamento do aroma da laranja. Química, cor e luz (Departamento de Engenharia Química – DEQ); Construir a Física (Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico – NFIST); Construção de uma miniatura do powertrain (TLMoto).

Atividades programadas (polo de Oeiras):

Tu também consegues fazer videojogos! (Laboratório de Jogos); Bot’n Roll (ROB 9-16); Web developer for a day (ROB 9-16); Workshop lentes mágicas (Interactive Technologies Institute – ITI); O jogo da cadeia de abastecimento (Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico – CEGIST).

Semana 2 – De 8 a 12 de julho

Atividades programadas (campus Alameda):
Workshop Aeroespacial (Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial – Aerotéc); À descoberta de recursos minerais e energéticos (Departamento de Engenharia em Recursos Minerais e Energéticos – DER); Contra a força (não) há resistência…(Associação dos Estudantes de Engenharia Civil do Técnico – Fórum Civil); Garra Hidráulica (Fórum Mecânica); Unicórnio por um Dia (JUNITEC – Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico); BanaNEEC (Núcleo de Estudantes de Electrotecnia e Computadores – NEECIST); Química Divertida (Departamento de Engenharia Química – DEQ); Uma Promenade pela Arquitetura (Núcleo de Estudantes de Arquitetura – NucleAR); Construção de uma miniatura do powertrain (TLMoto).

Atividades programadas (polo de Oeiras):

Tu também consegues fazer videojogos! (Laboratório de Jogos); Bot’n Roll (ROB 9-16); Web developer for a day (ROB 9-16); A lógica da logística (Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico – CEGIST); Workshop lentes mágicas (Interactive Technologies Institute – ITI).