Ciência e Tecnologia

A Matemática do Sangue

Docente do Departamento de Matemática do Técnico é co-autora de uma obra publicada pela Springer International Publishing (MS&A – Modeling, Simulation and Applications) que demonstra as aplicações da matemática nos vários processos que envolvem a circulação do sangue.

A professora Adélia Sequeira, dando continuidade a uma parceria académica com já largos anos, é co-autora do livro com o professor Antonio Fasano, docente Emeritus da Unversità degli Studi di Firenze (Italia) e Diretor Científico na Empresa FIAB (Fabbrica Italiana Apparecchi Biomedicali).

O livro “Hemomath – The Mathematics of Blood”, é uma obra académica que se insere no domínio de especialização de cada um dos autores, e dirigido especialmente a matemáticos, bioengenheiros e biólogos interessados em aplicações médicas e ainda a médicos especialistas em hematologia, nefrologia e cardiologia. Cada um dos oito capítulos inclui além de notas históricas, vários modelos matemáticos e simulações computacionais.

As aplicações da matemática a vários processos fisiológicos (ou artificiais) que envolvem o fluxo sanguíneo, passando pela hemorreologia, microcirculação, coagulação, filtração renal e diálise, leucemia, estão bem representados através de uma visão histórica de cada tópico. Os modelos matemáticos são usados para simular processos fisiológicos, prevendo não só os efeitos de disfunções, mas também os efeitos das terapias com o objetivo de melhorar os tratamentos de doenças associadas. Apesar de ser um livro que assenta na matemática, alguns capítulos não exigem um conhecimento específico na matéria. Devido ao seu caráter interdisciplinar, o livro dirige-se a uma larga audiência. “Desde a perspetiva histórica aos modelos matemáticos e simulações computacionais dos processos fisiológicos da circulação sanguínea”, como a resume a co-autora, esta obra é acima de tudo e como se pode ler na sua contra-capa “uma mais valia para as bibliotecas de matemática, medicina, biologia e bioengenharia”.