Abertas inscrições para curso “Aprendizagem Automática, Matemática e Ética”

Já se encontram abertas as inscrições para o curso online de “Aprendizagem Automática, Matemática e Ética” (Machine Learning, Maths & Ethics: Hands-on), destinado a raparigas dos 15 aos 21 anos oriundas de Portugal e do Brasil. O curso tem a duração de três meses, de 31 de março a 1 de julho 2022, sendo esperado um envolvimento de 60 horas no total.

O curso segue a “Jornada das Heroínas/Heroine’s Learning Journey”, levando as participantes em níveis crescentes de desafios ao mesmo tempo que as capacita para as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics). Será uma oportunidade para jovens de língua portuguesa aprenderem com o curso e conhecerem outras com os mesmos interesses, em várias partes do mundo.

O curso foi preparado seguindo as diretrizes do projeto FOSTWOM Erasmus para desenvolver MOOCs (Massive Open Online Courses) de acordo com a perspetiva de género nas narrativas, na linguagem e no uso de imagem. A expectativa é que este curso seja uma oportunidade de aprendizagem significativa para capacitar as jovens mulheres a seguir essas áreas de especialização.

A iniciativa do Instituto Superior Técnico, campus Taguspark, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, faz parte do projeto de investigação doutoral de Luís Costa com Ana Moura Santos.