Ciência e Tecnologia

Alumnus do Técnico nomeado para o galardão “DesignCon Engineer of the Year 2018”

José Moreira, engenheiro sénior na Advantest, é alvo desta nomeação pela sua contribuição ativa na partilha do conhecimento de eletrotécnica e computadores.

O alumnus do Técnico, o engenheiro José Moreira, é candidato a ser o DesignCon Engineer of the Year 2018, um galardão atribuído pela DesignNews, uma publicação que reúne a maior comunidade de engenheiros de projeto em eletrotécnica e computadores.  A votação que irá determinar o vencedor decorre até dia 12 de janeiro e procura reconhecer e “recompensar os engenheiros que têm uma atitude de partilha do seu conhecimento de modo a ajudar outros engenheiros com menos experiência”, como nos explica o próprio José Moreira.

Com uma carreira consolidada, o alumnus é engenheiro sénior da Advantest, uma fabricante de equipamentos de teste automático para a indústria de semicondutores e fabricante de instrumentos de medição utilizados na conceção, produção e manutenção dos sistemas. “É uma área muito importante no ecossistema dos circuitos integrados que são essenciais na indústria eletrotécnica e para a vida moderna”, refere o engenheiro cujas funções dentro da empresa assentam no desenvolvimento e consultoria de produtos futuros. “Eu trabalho com os nossos clientes na verificação dos primeiros chips que eles estão a preparar para uma nova aplicação ou tecnologia”, explica. “Para mim é muito interessante trabalhar em tecnologias que eu sei que em 3-4 anos vão estar nas mãos dos consumidores”, acrescenta o engenheiro.

Além desta intensa atividade profissional, José Moreira é ainda membro sénior do IEEE, envolvendo-se de forma ativa em simulações e apresentações de forma recorrente. Passou também já a sua experiência profissional para o livro “An Engineer’s Guide to Automated Testing of High-Speed Digital Interfaces”, do qual é co-autor. O envolvimento nestas atividades resulta da importância que o engenheiro atribui à aprendizagem durante toda a vida profissional: “na minha opinião a participação em conferências e o envolvimento no desenvolvimento de standards para a indústria permite-nos ter uma visão fora do círculo do nosso trabalho diário”, sublinha. Além disso “os skills de escrita e apresentação em inglês são críticos para um engenheiro na minha área e fazem uma grande diferença. Para mim muitas vezes quando escrevo sobre um aspeto técnico é quando eu percebo que há varias lacunas”, frisa posteriormente.

Relativamente à sua nomeação para este prémio, feita por colegas da área, representa por si só “o prémio mais importante” como destaca o  alumnus do Técnico que concorre com Mike Peng Li, Fellow da Intel, Istvan Novak, Senior Principal Engineer da Oracle, Vishram Pandit, Platform Architect da Intel, Steve Sandler, Founder and CEO da Picotest e Yuriy Shlepnev, President and Founder da Simberian Inc., uma concorrência que o engenheiro José Moreira define como “muito forte”. “Eu conheço bem alguns dos outros nomeados e o trabalho deles. Não só porque têm mais experiência que eu, mas também porque estão há mais tempo nesta indústria, além de que também eu aprendi muito com eles e por isso sei a qualidade do trabalho deles”.

Na construção deste caminho de sucesso não esquece o quão “essencial para a minha vida profissional foi a minha formação no Técnico”, assim como o mentorado que o acompanhou na passagem da universidade para a indústria. “Agora que eu tenho a experiência profissional, procuro ajudar e mentorar novos engenheiros”, e no exercício dessas tarefas não esquece também a sua ligação a esta escola e por isso deixa escapar um desejo: “talvez no futuro tenha a oportunidade de ajudar alguns alunos do técnico no começo da sua vida profissional”.

O vencedor do prémio DesignCon  Engineer of the Year 2018 terá a oportunidade de dirigir uma doação de US $ 10.000 para qualquer instituição de ensino secundário nos EUA.